Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Gilson Dipp: STF tornou a eleição mais tumultuada


Gilson Dipp: STF tornou a eleição mais tumultuada  - Gente de Opinião

Jornal GGN - O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp disse, em entrevista divulgada pelo El País nesta quarta (3), que a batalha no Supremo Tribunal Federal para impedir que Lula apareça na imprensa antes da eleição presidencial ser concluída, só tornou o pleito ainda mais tumultuado. "O Judiciário só está contribuindo para gerar mais dúvidas e tornar as eleições mais tumultuadas", avaliou o ex-ministro.

A pedido da Folha de S. Paulo e do jornalista Florestan Fernandes Jr., o ministro Ricardo Lewandowski concedeu autorização para que Lula pudesse dar entrevista em Curitiba. Mas o ministro Luiz Fux atropelou a decisão, argumentando que a exposição de Lula iria influenciar o eleitor e provocar danos à democracia.

"Não se sabe se o relator [Lewandowski] inicialmente poderia decidir daquela maneira; certamente o ministro Fux não poderia decidir daquela maneira e o presidente [Toffoli] que queria apaziguar cria uma situação em que ele pode até apagar o fogo agora, mas esse fogo que vai crescer logo depois", concluiu. Dipp é a favor de ponderar o pedido de entrevistar Lula, tendo o pleito em vista.

Ainda segundo Dipp, o argumento utilizado por Fux só reforça a parcialidade do Judiciário. "Pode gerar confusão [na decisão do eleitor]? O que não pode é derrubar uma decisão judicial no facão pelo simples fato que pode gerar confusão", disparou. "Liberaram a delação do Palocci seis dias antes do pleito quando o candidato do Lula está num posição absolutamente confortável nas eleições. Isso é a politização clara e evidente do Judiciário", lembrou.

Ainda de acordo com o ex-ministro, a decisão do Supremo prejudica ainda o direito de outros veículos de comunicação e outros presos.

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo