Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Florestan Fernandes Júnior denuncia a censura do STF (VÍDEO)

Florestan ao 247: estão nos tirando a liberdade de expressão


Florestan Fernandes Júnior denuncia a censura do STF (VÍDEO) - Gente de Opinião

TV 247 -  "Já tiraram os direitos trabalhistas, querem tirar os direitos dos aposentados e agora estão nos tirando a liberdade de expressão". É com esta frase que Florestan Fernandes Júnior define o atual momento do País. O jornalista concedeu entrevista à TV 247, nesta terça-feira (2), relatando a censura praticada pelo STF ao proibir que os veículos de comunicação Rede Minas, El País e Folha de São Paulo entrevistassem o presidente Lula, na sede da Polícia Federal em Curitiba, no último sábado (29).

Entenda o caso

Na última sexta (28), o ministro Ricardo Lewandowski autorizou a realização da entrevista com Lula aos três canais de imprensa. No mesmo dia, o ministro Luiz Fux suspendeu a decisão de Lewandowski e, agora, o presidente da Suprema Corte Dias Toffoli, decidiu manter a decisão de Fux até que o caso seja levado ao plenário do STF.

Reflexos do golpe

O jornalista afirma que o golpe de 2016 está retirando todos os direitos dos brasileiros: "Já tiraram as leis trabalhistas, querem tirar as garantias dos aposentados e agora estão nos tirando a liberdade de expressão", condena.

Florestan lembrou, ainda, que o Judiciário vazou a delação de Antônio Palocci, às vésperas das eleições, mas não permite que Lula se defenda.

Ele considera estranho silêncio por parte da mídia hegemônica, que tanto defende a liberdade de expressão. "Todos os veículos estão calados a respeito da censura cometida pelo STF", expõe.

"Comecei no jornalismo quando havia censura prévia, estou me sentindo no passado pior do Brasil", relata Florestan, relembrando os tempos da ditadura militar.

Próximos passos

Nesta quarta-feira (3) ocorrerá sessão no STF e a questão referente à entrevista poderá ser tratada no plenário. Florestan afirma que seus advogados estão reunidos sobre a pauta e que retornará a Curitiba se o encontro com Lula for liberado.

"Apesar de não ter muitas esperanças que a entrevista seja concedida, admiro e parabenizo o ministro Lewandowski pela sua coragem", conclui.

Inscreva-se na TV 247 e confira a íntegra da entrevista com o jornalista Florestan Fernandes Júnior

Duração: 15 minutos e 1 segundo | Visualizações: 22.430

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo