Porto Velho (RO) domingo, 12 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Rondônia

Unir e Uniron confirmam presença na Roda de Conversa A Mulher no Jornalismo


jornalista Mara com o diretor geral da Uniron, ALexandre Porto  - Gente de Opinião
jornalista Mara com o diretor geral da Uniron, ALexandre Porto

A Uniron (União das Escolas Superiores de Rondônia) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) confirmaram participação na Roda de Conversa “A Mulher no Jornalismo” promovida pelo Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, por meio da Comissão de Mulheres da entidade, evento que acontecerá no dia 11 de março, às 19h30, em Porto Velho.

O evento integra campanha nacional coordenada pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) contra o assédio, violência e agressão às mulheres ocorridos no exercício da profissão¸ com intuito de dar visibilidade ao problema no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A Fenaj contabilizou, em 2019, 116 ataques à imprensa e aos jornalistas por parte do presidente Jair Bolsonaro , por isso a entidade e o Sinjor acreditam que para além da misoginia evidente os ataques representam intimidação aos valores democráticos.

Cada Estado está programando suas atividades, e em Rondônia o sindicato dos jornalistas, presidido pela professora e jornalista Sara Duque Estrada, dá continuidade à Roda de Conversa, evento idealizado para debater questões da categoria e temas da atualidade.

Para a conversa com o tema “A Mulher no Jornalismo” foram convidados jornalistas e representantes da Coordenação de Jornalismo da Uniron e Unir, que nesta sexta-feira, 6, receberam a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjor junto à Fenaj, jornalista Mara Paraguassu e a jornalista Minéia Capistrano, que integra com as jornalistas Jean Carla Costa e Aurimar Lima a comissão local.   

O diretor-geral da Uniron,  Alexandre Porto, reafirmou o apoio da Uniron anteriormente expressado à jornalista Sara Duque Estrada e disse que a iniciativa é importante. Ele gostou da programação, e no encontro quis saber sobre a existência de desigualdades salariais no meio jornalístico entre os gêneros, e sobre o tratamento dispensado às profissionais em Rondônia.  

Alexandre Porto disse ser necessário empreender um movimento envolvendo parlamentares com formação em comunicação para que defendam o jornalismo. “É uma atividade que está ficando banalizada. Não se pode permitir isso”, disse, citando que o fim do diploma e agora a ameaça ao registro profissional preocupam.  

Na Unir, a comissão foi recebida pelo professor Sandro Colferai, coordenador do curso de Jornalismo que começa agora em Porto Velho, e pelo adjunto, professor Alysson Martins No encontro também esteve o vice-reitor Marcelo Vergotti.

Sandro terá participação na última conversa, com a abordagem  “O que explica a agressão às jornalistas, e como combatê-las?”  Ele parabenizou o formato do evento, “que proporciona uma interação e integração,”  e a iniciativa do Sinjor em um momento difícil para as mulheres e para o jornalismo.

A professora e jornalista Iule Vargas, representando a Uniron, irá falar sobre “A mulher no jornalismo rondoniense.”

Os jornalistas Montezuma Cruz, Jean Carla Costa e Simone Norberto irão abordar machismo e misoginia, riscos e prazeres da profissão em um jornalismo multifacetado e o jornalismo institucional e as perspectivas de enfrentamento da desigualdade de gênero.

Universitários de jornalismo das duas instituições terão certificado de participação conferido pelo Sinjor.  O evento será  no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping. 

Jornalistas Mara e Mineia com Sandro Colferai, Marcelo e Alysson - Gente de Opinião
Jornalistas Mara e Mineia com Sandro Colferai, Marcelo e Alysson

Mais Sobre Rondônia

Nota de Pesar do Sebrae em Rondônia

Nota de Pesar do Sebrae em Rondônia

Lamentamos profundamente informar o falecimento do senhor Manoel Inácio Pereira, pai do diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.

Pesca esportiva pode ser praticada novamente nas regiões do Alto e Baixo Madeira, e no Guaporé

Pesca esportiva pode ser praticada novamente nas regiões do Alto e Baixo Madeira, e no Guaporé

Já é animadora, a situação dos entusiastas da pesca esportiva no Estado de Rondônia. Com a revogação do Decreto nº 25.138 de 15 de junho de 2020, pesc

Rua Guiana muda de nome para homenagear Euro Tourinho

Rua Guiana muda de nome para homenagear Euro Tourinho

Em março deste ano, um grupo formado por 10 renomados profissionais, entre advogados, jornalistas, músicos e historiadores, entregou uma proposta ao