Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Startups do Inova Amazônia são selecionadas para ações internacionais no Casa Brasil

Sebrae Nacional e ApexBrasil promovem inserção de empresas amazônicas no ecossistema global de inovação, com destaque para a participação de Rondônia


Seleção do Inova Amazônia, em parceria com a ApexBrasil, reforça o potencial das startups da região para competir internacionalmente, levando a identidade amazônica e a sustentabilidade como diferenciais. - Gente de Opinião
Seleção do Inova Amazônia, em parceria com a ApexBrasil, reforça o potencial das startups da região para competir internacionalmente, levando a identidade amazônica e a sustentabilidade como diferenciais.

O Sebrae Nacional, em parceria com a ApexBrasil, realizou um processo de curadoria entre as startups participantes do Inova Amazônia para selecionar empresas que terão a oportunidade de integrar uma ação estratégica voltada à inserção no ecossistema de inovação europeu.

Após análise criteriosa, considerando critérios como inovação, sustentabilidade e potencial de internacionalização, apenas cinco startups foram escolhidas em toda a Amazônia Legal. O grupo é formado por:

  • Unit Carbon (Amapá)
  • Bio6 Sustentável (Tocantins)
  • Incarbon do Brasil (Rondônia)
  • Wood Chat (Acre)
  • Sintropia Cosméticos (Maranhão)

A iniciativa é focada na bioeconomia, incentivando conexões internacionais com potenciais parceiros, investidores e clientes, além de fortalecer a presença amazônica no cenário global de inovação.

Entre as atividades previstas para a jornada das startups estão:

  • Matchmaking virtual com curadoria da Casa Brasil;
  • Mentorias e orientações estratégicas para expansão internacional;
  • Preparação para participação no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo;
  • Intermediação de conexões internacionais via Sebrae e ApexBrasil.

Para Fabiane Tessari Lima da Silva, fundadora da Incarbon do Brasil, de Rondônia, a seleção representa um marco importante para os empreendedores da região:

“Ter sido selecionado nessa iniciativa é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo como a inovação que nasce na Amazônia pode contribuir para soluções sustentáveis em escala global. Estou muito feliz em representar Rondônia e levar nossa tecnologia para novos mercados.”

Segundo Rangel Miranda, Analista de Inovação no Sebrae em Rondônia e Gestor do Projeto Inova Amazônia, a conquista demonstra a força da região no cenário internacional:

“O Inova Amazônia tem o papel de transformar ideias em empreendimentos capazes de gerar impacto positivo e competitividade. Essa seleção, em parceria com a ApexBrasil, mostra que nossas startups têm condições de competir internacionalmente, levando a identidade amazônica e a sustentabilidade como diferenciais.”

Com essa iniciativa, o Sebrae e a ApexBrasil reafirmam o compromisso de projetar soluções amazônicas para o mundo, evidenciando que a região é capaz de aliar inovação, sustentabilidade e geração de negócios de impacto em escala global. A participação de Rondônia, por meio da Incarbon do Brasil, reforça a importância do apoio do Sebrae em Rondônia na construção de oportunidades que ampliam a visibilidade internacional das startups locais.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Com 6.571 empresas parceiras, o Governo de RO oferece mais de 3,3 mil vagas de emprego

Rondônia alcança a marca de 3.313 vagas de emprego abertas em todo o Estado, resultado das ações de fomento ao trabalho e da confiança crescente do

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha destaca ampliação das obras de asfalto em Ji-Paraná

O governador Marcos Rocha participou do lançamento do programa Asfalta Jipa, uma parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná, q

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Empresárias de Rondônia são selecionadas em programa de inovação voltado à bioeconomia amazônica

Três empreendedoras rondonienses foram selecionadas para a fase de pré-incubação do Programa Sinapse Bio – 3ª Edição, iniciativa que apoia o desenvo

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de três meses de trabalho dos rondonienses

O cidadão rondoniense que pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa trabalhar, em média, mais de 3 meses. É a 20ª

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)