Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia ocupa 3ª posição no índice de melhor uso de recursos públicos recebidos da União


Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas - Gente de Opinião
Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas

Fruto do trabalho do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, das redes de parcerias, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União. 

O  Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL – é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov. 

O índice avalia o desempenho dos recebedores de recursos da União

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso na gestão dos recursos recebidos da União de forma correta traz mais benefícios para a população. “Com servidores capacitados poderemos atingir a excelência na execução de convênios, com isso, levando mais entregas aos municípios do nosso Estado” disse, reforçando que o avanço é reflexo do trabalho com compromisso e responsabilidade na captação de recursos. 

A plataforma Transferegov constitui uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinados à informatização e operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou à entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Para a secretária Beatriz Basilio, esse resultado provém  de um esforço conjunto  da Sepog, em parceria com as demais secretarias, para que se desenvolvam as devidas  capacitações  de servidores. “Buscamos enfrentar os desafios por meio de diálogos, modernização de procedimentos e principalmente com capacitação do corpo técnico” disse enfatizando a importância de Rondônia ser estar entre os primeiros no índice, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul e Amapá.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

A primeira etapa da reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, teve o processo licitatório concluído pelo governo de Rondônia, p

Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Rondônia lança a plataforma Missão ECOS 2.0

Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Rondônia lança a plataforma Missão ECOS 2.0

O Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Rondônia realizou, na manhã desta segunda-feira (02/02), a apresentação oficial da plataforma Missão ECOS 2.0, nova

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO e amplia acesso ao mercado de trabalho no estado

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO e amplia acesso ao mercado de trabalho no estado

O governo de Rondônia iniciou esta semana, com a oferta de 2.377 vagas de emprego, sendo 75 destinadas a aprendizes, disponíveis no Sistema Nacional

Reforma Tributária: palestras orientam Simples Nacional e MEI

Reforma Tributária: palestras orientam Simples Nacional e MEI

O Sebrae em Rondônia promove a palestra “Simples Nacional e MEI na Reforma Tributária”, ministrada pelo auditor fiscal da Secretaria de Estado de Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)