Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia ocupa 3ª posição no índice de melhor uso de recursos públicos recebidos da União


Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas - Gente de Opinião
Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas

Fruto do trabalho do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, das redes de parcerias, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União. 

O  Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL – é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov. 

O índice avalia o desempenho dos recebedores de recursos da União

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso na gestão dos recursos recebidos da União de forma correta traz mais benefícios para a população. “Com servidores capacitados poderemos atingir a excelência na execução de convênios, com isso, levando mais entregas aos municípios do nosso Estado” disse, reforçando que o avanço é reflexo do trabalho com compromisso e responsabilidade na captação de recursos. 

A plataforma Transferegov constitui uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinados à informatização e operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou à entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Para a secretária Beatriz Basilio, esse resultado provém  de um esforço conjunto  da Sepog, em parceria com as demais secretarias, para que se desenvolvam as devidas  capacitações  de servidores. “Buscamos enfrentar os desafios por meio de diálogos, modernização de procedimentos e principalmente com capacitação do corpo técnico” disse enfatizando a importância de Rondônia ser estar entre os primeiros no índice, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul e Amapá.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e cultura do cacau em Rondônia

1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e cultura do cacau em Rondônia

No dia 7 de julho, a cidade de Ji-Paraná recebeu o 1º Encontro do Chocolate, evento realizado no espaço Prime House que reuniu chocolateiros artesan

Gestão Marcos Rocha realiza investimento histórico no Cemetron

Gestão Marcos Rocha realiza investimento histórico no Cemetron

A maior obra da história do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) está próxima de ser concluída.Com 99% da execução finalizada, a expan

Governador Marcos Rocha confere obras de pavimentação da Estrada da Penal para melhoria na trafegabilidade

Governador Marcos Rocha confere obras de pavimentação da Estrada da Penal para melhoria na trafegabilidade

A RO-005, conhecida como Estrada da Penal, via essencial de acesso a diversos condomínios residenciais, unidades prisionais e rota para escoamento,

Governador Marcos Rocha assina ordem de serviço que leva segurança jurídica e cidadania a famílias da zona rural

Governador Marcos Rocha assina ordem de serviço que leva segurança jurídica e cidadania a famílias da zona rural

Com a missão de levar dignidade, segurança jurídica e cidadania às famílias da zona rural, o governador Marcos Rocha assinou nesta quinta-feira (3)

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)