Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia ocupa 3ª posição no índice de melhor uso de recursos públicos recebidos da União


Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas - Gente de Opinião
Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas

Fruto do trabalho do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, das redes de parcerias, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União. 

O  Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL – é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov. 

O índice avalia o desempenho dos recebedores de recursos da União

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso na gestão dos recursos recebidos da União de forma correta traz mais benefícios para a população. “Com servidores capacitados poderemos atingir a excelência na execução de convênios, com isso, levando mais entregas aos municípios do nosso Estado” disse, reforçando que o avanço é reflexo do trabalho com compromisso e responsabilidade na captação de recursos. 

A plataforma Transferegov constitui uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinados à informatização e operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou à entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Para a secretária Beatriz Basilio, esse resultado provém  de um esforço conjunto  da Sepog, em parceria com as demais secretarias, para que se desenvolvam as devidas  capacitações  de servidores. “Buscamos enfrentar os desafios por meio de diálogos, modernização de procedimentos e principalmente com capacitação do corpo técnico” disse enfatizando a importância de Rondônia ser estar entre os primeiros no índice, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul e Amapá.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova 364 anuncia investimento de R$ 740 milhões na BR-364 em 2026

Nova 364 anuncia investimento de R$ 740 milhões na BR-364 em 2026

A concessionária Nova 364, responsável pela gestão da BR-364, principal corredor logístico de Rondônia, anunciou um plano de investimentos histórico p

Nova estrutura do Sebrae em Pimenta Bueno amplia investimento no fortalecimento da economia local

Nova estrutura do Sebrae em Pimenta Bueno amplia investimento no fortalecimento da economia local

Na segunda-feira (23), representantes do Sebrae estiveram em Pimenta Bueno para realizar uma visita técnica à obra da nova sede da instituição no mu

II Diálogos Municipalistas reúne gestores da Amazônia Legal em Rondônia

II Diálogos Municipalistas reúne gestores da Amazônia Legal em Rondônia

Nos dias 18 e 19 de março, o II Diálogos Municipalistas – Amazônia Legal Região Norte será realizado na Assembleia Legislativa de Rondônia, situada

De engenheiro civil a jovem aprendiz, semana inicia com 2.333 vagas de empregos abertas em Rondônia

De engenheiro civil a jovem aprendiz, semana inicia com 2.333 vagas de empregos abertas em Rondônia

Rondônia é um estado conhecido como a ‘‘Terra das Oportunidades’’, onde os negócios prosperam gerando empregos e renda. Está entre os estados com meno

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)