Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia ocupa 3ª posição no índice de melhor uso de recursos públicos recebidos da União


Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas - Gente de Opinião
Rondônia alcançou a 3ª melhor posição em desempenho na execução de convênios e prestação de contas

Fruto do trabalho do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, das redes de parcerias, e demais secretarias, o Estado ocupa a 3ª posição Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL, que mensurar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil por parte dos recebedores de recursos da União. 

O  Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União – IDTRU-DL – é um indicador do acompanhamento contínuo que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores de recursos da União, na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, nos processos de proposição, execução e prestação de contas operacionalizadas mediante o Transferegov. 

O índice avalia o desempenho dos recebedores de recursos da União

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso na gestão dos recursos recebidos da União de forma correta traz mais benefícios para a população. “Com servidores capacitados poderemos atingir a excelência na execução de convênios, com isso, levando mais entregas aos municípios do nosso Estado” disse, reforçando que o avanço é reflexo do trabalho com compromisso e responsabilidade na captação de recursos. 

A plataforma Transferegov constitui uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinados à informatização e operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou à entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Para a secretária Beatriz Basilio, esse resultado provém  de um esforço conjunto  da Sepog, em parceria com as demais secretarias, para que se desenvolvam as devidas  capacitações  de servidores. “Buscamos enfrentar os desafios por meio de diálogos, modernização de procedimentos e principalmente com capacitação do corpo técnico” disse enfatizando a importância de Rondônia ser estar entre os primeiros no índice, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul e Amapá.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

Previdência de Rondônia fecha 2025 com dados atuariais atualizados nos balanços contábeis do estado

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) alcançou, de forma inédita, o fechamento do exercício anual com a incorporação tempestiv

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

Dr. Aparício Carvalho lança “Psicose – A Jornada pelo Labirinto da Mente”

O médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho de Moraes, um dos nomes mais respeitados da saúde mental em Rondônia, lança o livro “Psicose – A Jornada

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

Fecomércio-RO e 5º BEC estudam parceria e oportunidades de negócios para o comércio rondoniense

O presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, recebeu na tarde de terça-feira (13/01) o novo comandante do 5º Batal

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

Empretec e Lidere impulsionam empreendedorismo e liderança em Rondônia

O Sebrae em Rondônia direcionou esforços para o fortalecimento do empreendedorismo e da liderança no estado, com ações concentradas nos programas Em

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)