Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 - 10h08
Mais de 34.278 atendimentos foram
realizados no período de janeiro de 2023 ao mesmo mês deste ano, com ações do
Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RO), que fortalece a
função de prestar auxílio aos consumidores, garantindo que as regras previstas
na legislação estão sendo devidamente cumpridas, bem como atuando diretamente
em orientação permanente sobre seus direitos e garantias. O ano passado, também
foi de muitas ações de educação em vários municípios do Estado, atendimento
itinerante às empresas e consumidores, como palestras para acadêmicos e público
em geral.
O Programa de renegociação de dívidas da Secretaria
Nacional do Consumidor (Renegocia) e fiscalização, são atendimentos que
compreenderam o ano que passou. Durante este ano, o órgão participou dos
encontros nacionais e representou o Estado em importantes eventos ocorridos em
território nacional para discutir o aprimoramento das políticas públicas de
proteção ao consumidor.
ATENDIMENTOS
Algumas mudanças foram implantadas no sistema de
atendimento ao público, ações e fiscalizações, com o intuito de aprimorar a
eficiência e acessibilidade dos serviços prestados.
No período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024
foram realizadas:
Os canais de atendimentos online destacam as
seguintes solicitações:
INTERIORIZAÇÃO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a
importância do Procon no Estado e de seu papel fundamental em prol da
sociedade. “O papel do Procon é fundamental para a garantia dos direitos do
consumidor e tem deixado a população cada vez mais consciente. A procura pelo
órgão cresceu nos últimos anos para resolver suas questões relacionadas a
produtos e serviços. Importante destacar que, o Procon sempre está à disposição
e atender da melhor maneira possível, com eficiência e rapidez quem o procura”,
salientou.
O coordenador do Procon em Rondônia, Yan Gabriel
orientou os consumidores sobre a importância de redobrar a atenção ao comprar
produtos ou contratar serviços. “É essencial pesquisar os preços e, no caso de
compras online é preciso verificar se o site é idôneo, se possui procedência.
Não esquecendo que o consumidor deve guardar todos os tipos de comprovantes,
principalmente, os comprovantes de pagamentos e as notas fiscais. O Procon
desempenha um papel importante na proteção dos consumidores”, explicou o coordenador.
DENÚNCIAS
Em casos de denúncia, os consumidores podem entrar
em contato pelo 151 ou (69) 3216-1026, ou acessando as plataformas de
reclamações online, site procon.ro.gov.br ou ainda, comparecendo ao “Tudo
Aqui”, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 830 – Centro, 2º andar, em
Porto Velho. As regionais no interior de Rondônia estão também disponíveis para
atender reclamações ou solicitações.
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