Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

“Operação Sorriso” realiza cirurgias de fissuras labiopalatinas de 4 a 8 de abril em Porto Velho


A ação promoverá seis dias de treinamento para profissionais de Saúde no Estado - Gente de Opinião
A ação promoverá seis dias de treinamento para profissionais de Saúde no Estado

A “Operação Sorriso”, organização médica voluntária que promove cirurgias gratuitas para pessoas nascidas com fissuras labiopalatinas, em parceria com o Governo de Rondônia, realiza no período de 4 a 8 de abril o 9º programa cirúrgico em Porto Velho. O objetivo é fortalecer a educação em saúde e capacitar os profissionais do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e  do Hospital Infantil Cosme e Damião para atuarem diretamente com os pacientes com fissuras labiopalatinas no Estado.

A ação vai promover uma imersão de conhecimento durante seis dias de treinamento, com especialistas do mundo todo, fornecendo aulas teóricas e práticas para os profissionais das unidades do Estado. Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha a a parceria com a “Operação Sorriso” vem trazer esperança para crianças e pais que aguardam por uma cirurgia, promovendo um atendimento de qualidade por meio de profissionais qualificados”, ressaltou.

Os pacientes que aguardavam na regulação já foram selecionados, e realizaram a primeira triagem pelo Nufis. A segunda avaliação será realizada pela equipe voluntária da Operação Sorriso nesta quinta-feira (4), na sede de uma instituição de Ensino Superior, localizada na Rua João Goulart nº 666, no Bairro Mato Grosso, em Porto Velho, a partir das 8h.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cirurgia corretiva de fissuras labiopalatinas visa melhorar a qualidade de vida da criança. “Permite que ela se desenvolva e prospere de maneira mais saudável e feliz”, salientou.

 

A Operação Sorriso já realizou 6.028 cirurgias gratuitas no país - Gente de Opinião
A Operação Sorriso já realizou 6.028 cirurgias gratuitas no país

PROGRAMAÇÃO

Inicialmente será realizada a avaliação do paciente, para garantir que esteja em condições clínicas ideais para ser operado. As especialidades envolvidas na triagem são: Anestesia, Cirurgia Plástica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Genética, Histórias Clínicas (montagem do prontuário médico), Odontologia, Pediatria, PIT (Imagem Técnica do Paciente) e Psicologia.

Após a triagem, a equipe médica definirá as prioridades e a programação das cirurgias de correção, que serão realizadas pelos voluntários da Operação Sorriso no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro entre os dias 6 e 7 de abril. A consulta pós-operatória, que serve para avaliar as condições e a evolução de cada paciente, será definida pela equipe do Nufis que irá acompanhar todo o processo de reabilitação do paciente.

OPERAÇÃO SORRISO

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio fendido e fenda palatina. Tendo chegado ao Brasil em 1997, desde então, já realizou 6.028 cirurgias gratuitas no país para crianças, adultos e idosos nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a Organização não Governamental (ONG) trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais limitado. Para saber mais sobre a organização, acesse o link operacaosorriso.org.br.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CDH aprova diligência para investigar desapropriações em Rondônia

CDH aprova diligência para investigar desapropriações em Rondônia

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22), requerimento do senador Marcos R

Governo do RO antecipa pagamento em celebração ao Dia do Servidor Público

Governo do RO antecipa pagamento em celebração ao Dia do Servidor Público

Em comemoração do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, o governo de Rondônia anuncia a antecipação do pagamento referente ao mês

 Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

O Sebrae em Rondônia participou, nesta sexta-feira (17), do evento “Ponte Binacional Brasil–Bolívia – Unindo Povos, Construindo Futuro”, realizado n

Wilber Coimbra é reconduzido à presidência do TCE-RO para o biênio 2026/27 em eleição marcada pelo consenso e maturidade

Wilber Coimbra é reconduzido à presidência do TCE-RO para o biênio 2026/27 em eleição marcada pelo consenso e maturidade

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira (20/10), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reafirmou sua maturidade institucional

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)