Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

OAB e mais 37 entidades emitem manifesto contra aumento do ICMS em Rondônia


OAB e mais 37 entidades emitem manifesto contra aumento do ICMS em Rondônia - Gente de Opinião

Um movimento formado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO) e por mais 37 entidades representativas da sociedade civil e do setor produtivo, lançou nesta segunda-feira (16/10) um manifesto veemente contra o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado.

Intitulado "Aumento Não!", o manifesto denuncia a aprovação da Lei N° 5.629, de 13 de outubro de 2023, que elevou substancialmente as alíquotas do ICMS em Rondônia. As entidades argumentam que esse aumento da carga tributária prejudicará a economia do estado e impactará diretamente no custo de vida dos cidadãos.

As entidades signatárias do manifesto representam uma ampla gama de setores, incluindo comércio, indústria, agricultura, saúde, educação e muito mais. A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de Rondônia), a Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), a FCDL (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Rondônia), o SEBRAE, a FACER (Federação das Associações Comerciais) e SINDSEF (Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia) estão entre as organizações que se uniram nesse esforço.

O manifesto destaca a falta de transparência e a rapidez com que a legislação foi aprovada, sancionada pelo Executivo e implementada, sem um debate amplo com a sociedade. Isso levanta preocupações sobre a eficiência e a gestão do Estado, que, de acordo com o movimento, está impondo custos adicionais à população sem considerar seus impactos.
A OAB e as demais entidades envolvidas solicitam ao Governo do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, que envie imediatamente uma mensagem à Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO) para revogar a Lei 5.629. Eles buscam restaurar a segurança jurídica, previsibilidade e confiança nas instituições.

A mensagem do movimento "Aumento Não" reforça que a sociedade rondoniense não aceitará aumentos de impostos de qualquer natureza, e destaca o compromisso com a democracia e a justiça para combater abusos fiscais que não estejam alinhados com o interesse público.

"Estamos hoje, em nome das 38 entidades que assinaram este manifesto, reforçando o nosso compromisso com a defesa dos interesses da sociedade rondoniense. O aumento do ICMS é uma medida que afeta diretamente a vida dos cidadãos e a saúde da nossa economia local”, destaca o presidente Márcio Nogueira.

Ele ainda completa: “Nossa intenção é clara: exigir transparência e responsabilidade na tomada de decisões que envolvem questões fiscais. O ritmo acelerado com que essa legislação foi aprovada nos preocupa profundamente. A sociedade merece um debate amplo e democrático sobre questões tão cruciais para o nosso estado”.

Assinam o manifesto:
Entidades e Profissionais subscritores
1. Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia
2. Fecomercio - Federação do Comércio do Estado de Rondônia
3. Fiero – Federação das Indústrias do Estado de Rondônia
4. FCDL - Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojista de Rondônia
5. CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Velho
6. OCB - Organização das Cooperativas do Brasil - Rondônia
7. APRRO - Associação Proprietários Rurais de Rondônia
8. Faperon - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia
9. Sinduscom RO - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia
10. Sinduscom PVH - Sindicato da Indústria da Construção Civil de Porto Velho
11. CFM - Conselho Federal de Medicina
12. CREMERO – Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia
13. Crea RO - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia
14. APA – Associação dos Pecuaristas Ariquemes
15. Aprosoja RO - Associação Brasileira dos Produtores de Soja - Rondônia
16. ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Rondônia
17. Sindivest - Sindicato da Indústria do Vestuário de Rondônia
18. Singaro - Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia
19. SindRural Cacoal
20. Sindicafé Rondônia
21. Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rondônia
22. Apep – Associação do Polo Empresarial de Porto Velho
23. CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de RO
24. Creci - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.
25. Simpi- Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia
26. Sindipetro - Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo de Rondônia
27. Facer - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia
28. Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
29. Sinepe-RO Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Rondônia
30. Sindileite - Sindicato dos Laticínios de Rondônia
31. Sindicer-RO - Sindicato das Indústrias Cerâmicas
32. Acep - Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho
33. CMEC - Conselho da Mulher Empreendedora
34. Sindecom – Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Velho
35. Sitracom – Sindicato dos Empregados do Comércio do Interior
36. AJE – Associação Rondoniense de Jovens Empreendedores
37. Sincor - Sindicato dos Corretores de Seguros e Empresas Corretoras de Seguros dos Estados de Rondônia e Acre.
38. Sindsef – Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pela plataforma do governo de RO em várias cidades

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pela plataforma do governo de RO em várias cidades

Com 408 oportunidades abertas em diferentes cidades, Rondônia tem Ji-Paraná como o município que mais concentra vagas de emprego nesta semana, com 1

Em encontro institucional, MP e TJ reúnem representantes de Poderes e de instituições para fortalecer diálogo e cooperação em favor do estado

Em encontro institucional, MP e TJ reúnem representantes de Poderes e de instituições para fortalecer diálogo e cooperação em favor do estado

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizaram, nesta sexta-feira (5/9), em Porto Velho, um encontro

Mensagem aos rondonienses: Independência do Brasil

Mensagem aos rondonienses: Independência do Brasil

Neste 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil e reafirmamos nosso orgulho de ser uma nação livre, soberana e forte. É um momento para re

Governador Marcos Rocha destaca patriotismo, civismo e tradição no desfile de 7 de Setembro

Governador Marcos Rocha destaca patriotismo, civismo e tradição no desfile de 7 de Setembro

O governador de Rondônia, Marcos Rocha elevou o patriotismo durante o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, reali

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)