Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

MPC faz diligência investigativa na Fhemeron visando verificar falta de insumos para coleta de sangue


MPC faz diligência investigativa na Fhemeron visando verificar falta de insumos para coleta de sangue - Gente de Opinião

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio da procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, acompanhada de assessores, realizou nessa quinta-feira (9) visita-surpresa à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Porto Velho.

Na atividade desenvolvida na Fhemeron, os representantes do órgão ministerial tiveram como objetivo verificar a procedência de denúncia feita ao MPC, segundo a qual estaria faltando insumos básicos para o funcionamento daquela unidade de saúde, acarretando, consequentemente, na perda de doações de sangue à fundação.

Além de conhecer os processos relacionados à coleta, triagem, processamento, transporte e armazenamento de sangue, a procuradora Érika Saldanha ainda visitou o almoxarifado da entidade para conhecer a real situação de seu estoque de insumos (bolsas, tubos, luvas, entre outros).

Apurou-se, ainda, extrema fragilidade nos controles de estoque, que são totalmente manuais e feitos por um único servidor o que acaba por facilitar extravios, perdas por vencimentos e, principalmente, a falta de insumos.

Além disso, o MPC deparou-se com montanhas de caixas contendo tubos de hemólise (cerca de 940 caixas), com prazo de validade vencido, o que desafia providências para apurar responsabilidades.

Tudo o que foi levantado durante a visita-surpresa – incluindo informações e dados coletados e registros fotográficos feitos – servirá como subsídio para notificação a ser expedida pelo Ministério Público de Contas, além de outras possíveis medidas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

O programa ALI Produtividade, executado pelo Sebrae em Rondônia nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno, Ariquemes, Jaru e Cacoal, sup

Semana Automotiva: Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Semana Automotiva: Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

A Semana Automotiva Porto Velho reuniu empresários, gestores e colaboradores do setor automotivo em dois dias de intensa programação, nos dias 22 e

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação em todo o estado

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação em todo o estado

A 12ª edição do Startup Day já tem data marcada e promete movimentar o ecossistema de inovação em Rondônia. O evento será realizado no dia 21 de mar

Operação “Aulas Seguras 2026” é realizada pelo governo de RO e assegura qualidade dos materiais escolares

Operação “Aulas Seguras 2026” é realizada pelo governo de RO e assegura qualidade dos materiais escolares

O governo de Rondônia deu início, em janeiro, à “Operação Aulas Seguras 2026”, ação que tem como objetivo fiscalizar materiais escolares, assegurand

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)