Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Ministério da Economia promove workshop de aproveitamento de servidores em Rondônia

Evento visa melhorar o uso da força de trabalho de servidores públicos do ex-território


Ministério da Economia promove workshop de aproveitamento de servidores em Rondônia - Gente de Opinião

O Ministério da Economia (ME) realizará, nesta sexta-feira (17), o workshop Aproveitamento de Servidores de Ex-Territórios em Porto Velho (RO). O objetivo do evento é divulgar aos servidores do extinto território de Rondônia, que foram transpostos para o quadro de pessoal da União, oportunidades de trabalho na Administração Pública Federal.

Os servidores transpostos para o quadro de pessoal da União continuam cedidos para estados ou municípios até o seu aproveitamento por um órgão do governo federal. No caso de Rondônia, existem atualmente 6.197 servidores que já foram transpostos para os quadros do governo federal, com isso, o evento divulgará oportunidades de trabalho para esses servidores para que seja possível utilizar esta força de trabalho em órgãos públicos federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além da PRF, outros órgãos apresentarão suas necessidades, tais como Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa (MD), Marinha, Exército, Aeronáutica, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Defensoria Pública da União (DPU).

Portaria n° 193

Essa movimentação será possível devido ao estabelecido pela Portaria nº 193, de julho de 2018. Entre os requisitos necessários à movimentação para compor força de trabalho está a justificativa clara de contribuição para o desenvolvimento das atividades executadas e também a necessidade do órgão pelo profissional solicitado, devido a suas características e qualificações.

Os benefícios que a movimentação trará à sociedade são:

  • aumento da força de trabalho em regiões a lotação de novos servidores públicos é difícil;
  • disponibilidade de força de trabalho sem aumento da despesa do governo federal; e
  • melhoria no atendimento à população em órgãos públicos federais.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Suspensa pela Justiça Federal a cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

Suspensa pela Justiça Federal a cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

A Justiça Federal determinou, nesta quinta-feira (29), a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364, em Rondônia, no trecho administrado pela Conces

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

Sebrae RO em evidência: ALI Produtividade gera resultados acima da meta

O programa ALI Produtividade, executado pelo Sebrae em Rondônia nos municípios de Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno, Ariquemes, Jaru e Cacoal, sup

Semana Automotiva: Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Semana Automotiva: Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

A Semana Automotiva Porto Velho reuniu empresários, gestores e colaboradores do setor automotivo em dois dias de intensa programação, nos dias 22 e

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação em todo o estado

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação em todo o estado

A 12ª edição do Startup Day já tem data marcada e promete movimentar o ecossistema de inovação em Rondônia. O evento será realizado no dia 21 de mar

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)