Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Imersão Pré-COP30 destaca o protagonismo do cooperativismo sustentável em Rondônia


Imersão Pré-COP30 destaca o protagonismo do cooperativismo sustentável em Rondônia - Gente de Opinião

Como parte da mobilização nacional rumo à COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (PA) — uma comitiva formada por representantes de instituições nacionais e internacionais percorreu municípios de Rondônia para conhecer de perto experiências que evidenciam o papel do cooperativismo como agente de transformação socioambiental.

A programação da Imersão Pré-COP30 no estado foi promovida pelo Sistema OCB Nacional em parceria com o Sistema OCB/RO, com o objetivo de apresentar boas práticas de cooperativas que já atuam de forma concreta frente aos desafios da agenda climática, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade.

Cacoal: boas práticas com foco em sustentabilidade e impacto social

Imersão Pré-COP30 destaca o protagonismo do cooperativismo sustentável em Rondônia - Gente de Opinião

Em Cacoal, a abertura oficial da programação foi conduzida pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB/RO, Lene de Matos, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou o protagonismo de Rondônia em iniciativas sustentáveis no cooperativismo.

A delegação contou com a presença de representantes de órgãos como os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário e Secretaria-Geral da Presidência da República; além de instituições como Banco Central, Embrapa, ApexBrasil, ONU, Consórcio Amazônia Legal, CEBDS, entre outras.

Durante a imersão em Cacoal, duas importantes cooperativas locais apresentaram seus cases de sucesso. A Cooperativa Reca demonstrou sua atuação nas áreas agropecuária e florestal, com foco no extrativismo sustentável, reflorestamento e agroindústria, promovendo geração de renda aliada à conservação ambiental. Já o Sicoob Credip compartilhou sua experiência como referência nacional em cooperativismo de crédito, destacando ações voltadas à inclusão financeira, à inovação e ao fortalecimento regional com viés sustentável.

Vilhena: intercooperação como força propulsora de desenvolvimento

Imersão Pré-COP30 destaca o protagonismo do cooperativismo sustentável em Rondônia - Gente de Opinião

Após a agenda em Cacoal, a comitiva seguiu para Vilhena, município que se destaca pela força da intercooperação entre diferentes ramos do cooperativismo. A programação iniciou com a recepção dos visitantes na Sicoob Agro Show — uma das maiores feiras do setor no Norte do país — onde foram recebidos pelo presidente do Sicoob Credisul, Ivan Capra, e pelo diretor Vilmar Saúgo.

Durante toda a programação, a comitiva contou com o acompanhamento do presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, que fez questão de destacar a importância do momento para o cooperativismo rondoniense. “A Pré-COP30 é uma grande vitrine para mostrarmos ao Brasil e ao mundo o que o cooperativismo de Rondônia já vem realizando em prol da sustentabilidade. Nossas cooperativas são exemplos concretos de que é possível crescer gerando impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente”, afirmou Salatiel.

Na sede do Sicoob Credisul, os participantes conheceram a estrutura da cooperativa e suas ações estratégicas nas áreas econômica, social e ambiental. A visita também incluiu duas cooperativas que evidenciam o poder do cooperativismo para transformar realidades: o Hospital Cooperar, referência regional em atendimento humanizado e estrutura moderna; e a cooperativa educacional Favoo, que alia ensino de qualidade aos princípios cooperativistas.

A atuação conjunta dessas instituições reforça a intercooperação como um princípio essencial para o fortalecimento da economia local, ampliação das ações sociais e geração de impactos duradouros nas comunidades onde estão inseridas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curso “Mecânica Básica para Mulheres” destaca importância da manutenção preventiva como ferramenta para direção defensiva

Curso “Mecânica Básica para Mulheres” destaca importância da manutenção preventiva como ferramenta para direção defensiva

Com foco na segurança viária e na capacitação técnica de condutoras, o governo de Rondônia promoveu o curso “Mecânica Básica para Mulheres”. A inici

Governador Marcos Rocha investe no fortalecimento do setor agropecuário com inauguração de nova agência da Idaron

Governador Marcos Rocha investe no fortalecimento do setor agropecuário com inauguração de nova agência da Idaron

O governador de Rondônia, Marcos Rocha inaugurou nesta quinta-feira (11), a unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), no mu

Registro e documentação de ciclomotores e veículos elétricos devem ser regularizados, conforme Resolução do Contran

Registro e documentação de ciclomotores e veículos elétricos devem ser regularizados, conforme Resolução do Contran

Diante da crescente procura por veículos elétricos de pequeno porte como alternativa de mobilidade urbana, econômica e sustentável, o governo de Ron

FIERO promove encontro estratégico entre setor industrial e concessionária Nova 364

FIERO promove encontro estratégico entre setor industrial e concessionária Nova 364

Em mais uma iniciativa para fortalecer o desenvolvimento econômico de Rondônia, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) promoveu, n

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)