Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia

EUA, Canadá, China e Europa, bem como o mercado árabe são destinos de muito do que é produzido no Estado


Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia - Gente de Opinião

A política de promoção das potencialidades de Rondônia ganhou novo status e alça voos cada vez maiores na garantia de expansão  de mercados e mais desenvolvimento para o Estado. Nesta nova fase, o governador do estado, Marcos Rocha, realizou um evento em Londres intitulado “Taste and fell”, com o propósito de reunir os principais players do mercado internacional para que façam uma imersão de contato direto com os produtos oferecidos. 

Na pauta como tema principal estava o café Robusta Amazônico que já se tornou referência internacional, conquistando o selo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A apresentação do produto contou com degustação e propostas de infinitas possibilidades de manuseio e comércio.

Um dos fatores preponderantes para alçar o café de Rondônia em bons patamares internacionais, é a forma sustentável com a qual os produtores cultivam suas lavouras, respeitando o meio ambiente - mantendo as roças de café de forma integrada à natureza, com baixo impacto ambiental - e ao mesmo tempo agregando tecnologias que aumentam a produtividade dos cultivares. 

“O nosso café é produzido de forma sustentável por agricultores familiares e povos originários, preservando a natureza e ampliando a produtividade da área plantada com a assistência que o governo proporciona”, comentou o governador Marcos Rocha, que esteve participando de toda a programação.

De acordo com entendimento do governador, Rondônia possui o necessário para apresentar novidades à cultura internacional do café e atender o mercado externo com o que há de melhor neste sentido. “A adição de novos mercados na carteira de Rondônia representa mais qualidade de vida às famílias do campo e povos originários, gerando mais receita e oportunidades, além de novos postos de trabalho e fortalecimento econômico do nosso Estado”, defendeu Marcos Rocha. 

A gama de bons produtos que Rondônia tem a oferecer para a mesa das pessoas tem aumentado exponencialmente conforme o estado investe e auxilia os produtores em suas rotinas. Nesse sentido, as commodities, que referem-se à mercadoria do setor primário  de origem agrícola, o governador Marcos Rocha tem elevado o nível comercial do Estado e conquistado bons resultados na execução de sua política de promoção, garantindo a expansão da produção de Rondônia.

Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia - Gente de Opinião

IMPULSIONANDO A ECONOMIA

Em fevereiro deste ano, por exemplo, Rondônia chegou ao Canadá com sua carne bovina. O país reconheceu o status de livre aftosa sem vacinação (que Rondônia mantém) e combinada à promoção desenvolvida pelo governador, o estado conquistou um novo corredor de exportação. 

Os produtos derivados do leite colocam o estado como líder da região Norte na cultura, fornecendo aos principais mercados brasileiros uma infinidade de sabores. Também em franco desenvolvimento, graças ao trabalho desenvolvido pelo governador Marcos Rocha está a piscicultura, que mantém a liderança nacional da criação de peixes nativos em cativeiro. 

O Tambaqui de Rondônia conquistou prêmios internacionais e sua qualidade tem agregado novos mercados pela variedade de pratos que a carne oferece. Além disso, a amêndoa do cacau tem sido exportada para a produção de chocolates finos, produtos de grifes que estão no mercado de alto padrão. “Isso sem contar com os motores da nossa economia que são a soja e milho. Rondônia é um dos maiores fornecedores de comida do mundo e temos muito mais capacidade para garantir produtos de qualidade em todas as mesas. O governo é um grande aliado do produtor e vamos continuar defendendo quem trabalha para pôr comida na mesa das famílias”, garantiu Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO apresenta resultados de 2025, e agenda 2026 em Jaru

Sebrae RO apresenta resultados de 2025, e agenda 2026 em Jaru

Na sessão realizada nesta segunda-feira (2), na Câmara Municipal de Jaru, o gerente do escritório regional do Sebrae, Cléris Jean Kussler, apresento

Capacitação técnica marca 3º Workshop e reforça eficiência e transparência na execução de convênios estaduais

Capacitação técnica marca 3º Workshop e reforça eficiência e transparência na execução de convênios estaduais

Com foco na qualificação contínua e fortalecimento da gestão pública, o governo de Rondônia deu início, na terça-feira (3), ao 3º Workshop de Convên

“Café com Sebrae” dá início às ações de 2026 em Rondônia

“Café com Sebrae” dá início às ações de 2026 em Rondônia

O encontro aconteceu nessa segunda-feira (02) na sede do Sebrae em Porto Velho e contou com a presença de representantes de outras instituições, que

Mais de 15 municípios em Rondônia ofertam 2.339 vagas de trabalho

Mais de 15 municípios em Rondônia ofertam 2.339 vagas de trabalho

O governo de Rondônia disponibiliza 2.339 vagas de emprego em 16 municípios do estado, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RO), coordenado

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)