Sexta-feira, 4 de abril de 2025 - 09h05
O governador de Rondônia, Marcos Rocha recebeu, nesta
quinta-feira (3), a comitiva da Embaixada da Suíça no Brasil, liderada pelo
embaixador Pietro Lazzeri, para uma agenda estratégica voltada para
investimentos em setores como o meio ambiente, agronegócio, segurança pública e
infraestrutura, setores que têm alavancado Rondônia nacional e
internacionalmente. O encontro aconteceu no Palácio Rio Madeira, abordando
oportunidades e parcerias entre o estado e o país europeu.
Marcos Rocha destacou os avanços do governo no setor produtivo, ressaltando a sustentabilidade da economia local e o potencial de Rondônia para novas parcerias. “Nosso estado cresce com responsabilidade. Somos referência nacional na produção de tambaqui e estamos entre os cinco maiores produtores de café do Brasil. Queremos seguir avançando, sempre com equilíbrio entre desenvolvimento e preservação”, afirmou.
A comitiva suíça, composta também por empresários e diplomatas, conheceu as ações ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), especialmente o programa Rondônia Mais Verde, financiado pelo Fundo Amazônia, no qual a Suíça é um dos principais investidores.
DESENVOLVIMENTO
No setor de saneamento, a delegação se reuniu com a CAERD, onde discutiu a modernização da infraestrutura hídrica do estado. O presidente da companhia, Cleverson Brancalhão, reforçou o interesse na parceria com empresas suíças, destacando que “a CAERD já utiliza equipamentos de uma empresa suíça, as primeiras bombas foram compradas há mais de 50 anos”.
A delegação se reuniu também com empresários rondonienses na FIERO, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. O embaixador Pietro Lazzeri enfatizou que, Rondônia tem grande potencial para atrair novos investimentos suíços.
O embaixador deixou claro que acredita no potencial econômico do estado e não tem dúvidas de que as reuniões irão refletir em grandes oportunidades, lembrando do tambaqui de Rondônia que tem atraído o mercado de outros países.
“A Suíça é o quinto maior investidor no Brasil, com forte presença em diversos setores. As empresas suíças contribuem com cerca de 90 mil empregos de alta qualidade no Brasil. No entanto, acreditamos que ainda podemos fazer muito mais, especialmente nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente” disse, afirmando a presença do país europeu na Cop 30, em Belém.
Por fim, o governador Marcos Rocha destacou que a missão internacional reforçou a importância da cooperação econômica e ambiental entre Rondônia e a Suíça, alinhando interesses estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado.
Mensagem aos rondonienses: Independência do Brasil
Neste 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil e reafirmamos nosso orgulho de ser uma nação livre, soberana e forte. É um momento para re
Governador Marcos Rocha destaca patriotismo, civismo e tradição no desfile de 7 de Setembro
O governador de Rondônia, Marcos Rocha elevou o patriotismo durante o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, reali
A FICOMEX 2025, a principal exposição internacional de comércio exterior da América Latina, está reunindo em Goiânia delegações de mais de 100 paíse
Investimento do governo de Rondônia em mais de R$ 1 bilhão em estradas evidência progresso no estado
Um marco para a política de logística e transporte: o volume de investimento do governo de Rondônia em estradas ultrapassa mais de R$ 1,3 bilhão, de