Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Força tarefa no Incra/RO emite títulos e contratos de concessão de uso da terra


Força tarefa no Incra/RO emite títulos e contratos de concessão de uso da terra - Gente de Opinião

Uma força tarefa composta por gestores, servidores e colaboradores do Incra de Brasília e Rondônia agilizou a emissão de 371 documentos que oficializam a posse de terras da reforma agrária – Títulos de Domínio (TD’s) e Contratos de Concessão de Uso (CCUs) - para os pequenos produtores rurais.

 Foram emitidos 238 TD’s e 133 contratos de 14 projetos de assentamento e oito municípios. O Título de Domínio (TD) é o instrumento que transfere, de forma onerosa ou gratuita e em caráter definitivo, a propriedade do imóvel da Reforma Agrária ao beneficiário.  O contrato tem caráter provisório e também assegura aos beneficiários da reforma agrária o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.

Ao assinar o documento, o assentado se compromete a residir no lote e explorá-lo economicamente, respeitando o meio ambiente. A titulação definitiva só ocorre após a verificação de que a unidade familiar cumpriu todas as cláusulas previstas no contrato.

Alguns documentos são onerosos e outros 115 tiveram termos aditivos de isenção e reenquadramento elaborados e em processo de assinatura e publicação, conforme a legislação vigente.

De acordo com a superintendente substituta do Incra/RO, Andreza Garcia, os títulos terão uma grande importância na vida das famílias que passarão a ser proprietárias da terra que moram e produzem. “É uma ação do Incra que promove segurança jurídica e amplia o acesso às políticas públicas, como assistência técnica, crédito e comercialização da produção”, avaliou.

A titulação de assentamentos da reforma agrária é meta prioritária do Governo Federal. Aproximadamente 500 documentos de terras serão emitidos em Rondônia até o final do exercício de 2020 entre CCUs, TDs e TAs.

A força-tarefa teve a participação do diretor do Incra Giuseppe Vieira (Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento), servidores de Brasília,  Rondônia, Bahia e Mato Grosso do Sul, das unidades avançadas do Incra em Ariquemes, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, e colaboradores terceirizados.

Força tarefa no Incra/RO emite títulos e contratos de concessão de uso da terra - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia inaugura Galeria de Presidentes em cerimônia emocionante

Sebrae em Rondônia inaugura Galeria de Presidentes em cerimônia emocionante

O Sebrae em Rondônia viveu um momento de profunda emoção e reconhecimento histórico na noite do dia 28 de novembro, com a inauguração da Galeria de

Gestão pública participativa impacta o empreendedorismo em Rondônia

Gestão pública participativa impacta o empreendedorismo em Rondônia

O fortalecimento da participação cidadã na gestão pública é um passo essencial para construir um ambiente de negócios mais justo, eficiente e susten

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

A Nova 364 divulga o cronograma de obras da BR-364 para o período de 15 a 19 de dezembro, com frentes de trabalho distribuídas ao longo de diversos

Política especial de descontos permite regularização de contas de água em atraso com até 95% de abatimento

Política especial de descontos permite regularização de contas de água em atraso com até 95% de abatimento

Com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade aos clientes com contas de água em atraso, o governo de Rondônia participa, nesta terça-feira (16),

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)