Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

FIERO completa mais um ano de existência


Marcelo Thomé  - Gente de Opinião
Marcelo Thomé

Hoje a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) completa 37 anos de existência e a sua história está vinculada a do desenvolvimento de Rondônia. A entidade nasceu na mesma década da criação do estado e se consolidou, defendendo ações importantes, dentre elas, a luta pela melhoria de sua infraestrutura, bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico, que resultou na criação da nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e principalmente oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante comércio asiático. Agora comemora o anúncio da construção da ponte binacional que ligará Rondônia à Bolívia.

Na certeza que não poderia haver desenvolvimento industrial do estado se não dispusesse de segurança energética, a FIERO também travou esteve presente como um dos principais atores contra às forças contrárias a implantação das usinas Santo Antônio e Jirau, construídas no rio Madeira, e que juntas têm uma potência instalada de mais de 7.000 MW, tornando assim Rondônia um grande produtor e exportador de energia limpa para todo o país.

Diante das transformações mundiais ao longo desses anos e a preocupação com a preservação ambiental, foi preciso fazer uma reflexão sobre os caminhos da indústria. A FIERO defende um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, e assim se tornar como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável. Investimentos em tecnologias limpas, para reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade.

Para atender ao moderno e exigente mercado de trabalho, que exige melhor formação profissional dos jovens para o seu ingresso a FIERO, mediante seus braços operacionais SESI, na educação básica, SENAI, na educação profissional e do IEL, na capacitação empresarial e estágio, desenvolve várias atividades e ações relevantes nestas áreas.

Sempre agindo no interesse do setor produtivo local, a FIERO tem acompanhado e contribuído com os poderes constituídos, em todos os níveis, com proposições que resultem na desburocratização, na segurança jurídica na melhoria do ambiente de negócios, na expansão dos investimentos e na produção industrial de modo a resultar na geração de emprego e renda para a população rondoniense.

Certamente o futuro reserva ainda grandes desafios para a FIERO, na sua incessante luta pela industrialização e desenvolvimento do estado, que necessita de melhoria e expansão na sua infraestrutura de transporte e principalmente agregar valores aos bens aqui produzidos. 

Marcelo Thomé

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ensino profissionalizante de Rondônia segue tendências do mercado de trabalho global

Ensino profissionalizante de Rondônia segue tendências do mercado de trabalho global

Referência nacional devido sua expansão, o ensino profissionalizante de Rondônia que teve casos de sucesso apresentados na Europa e na África, segue a

Rondônia mais forte e competitiva: um caminho construído em parceria

Rondônia mais forte e competitiva: um caminho construído em parceria

Rondônia está construindo as bases de um futuro mais forte, competitivo e promissor. Com políticas públicas eficazes e ações estratégicas de atração

Mensagem do governo de RO em homenagem ao Dia do Trabalhador

Mensagem do governo de RO em homenagem ao Dia do Trabalhador

Neste 1º de maio, dedicamos um momento especial para reconhecer com gratidão o esforço de cada trabalhador e trabalhadora de Rondônia. É um dia para

Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria

Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria

O governo de Rondônia divulgou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) desta quarta-feira (30), por meio da Secretaria de Estado da Mulher, d

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)