Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Engenheiros e arquitetos debatem inspeção predial nesta terça-feira, na sede da Fiero

Inspeção predial, este é o nome do workshop (reunião de trabalho) deste 15 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), no Bairro Arigolândia em Porto Velho.


Foto de Total Construção - Gente de Opinião
Foto de Total Construção

O evento começará às 15h e será aberto pelos presidentes do CREA-RO, engenheiro florestal Carlos Alberto Xavier, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Porto Velho, arquiteta e urbanista Ana Cristina Barreiros da Silva.

“Qualificação profissional e sua consequente valorização é uma preocupação constante do CREA e do CAU. Alertamos para os avanços técnicos e normativos da área tecnológica”, eles alertam em mensagem.

“Buscamos em nossas gestões, agregar os profissionais aos avanços conquistados, e com isso oferecemos segurança à sociedade”, eles acrescentam.

Das 15h30 às 16h haverá videopalestra a respeito da inspeção predial. O engenheiro Luiz Fonseca Punnaro Barata mostrará a experiência do Estado de Rio de Janeiro. Barata, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF, entre outras formações.

Em seguida, com duração até 16h40, o engenheiro Sérgio Felipe Furukawa, graduado em Engenharia Civil pela FARO, falará a respeito da segurança contra incêndio e pânico na inspeção fiscal.

Das 16h45 às 17h25, o tema é A Engenharia e a Inspeção Fiscal, a cargo do engenheiro Edson Marques da Silva, especializado em Perícia e Avaliação de Imóveis, Perito da Justiça Federal, entre outras qualificações.

Das 17h25 às 17h40 há intervalo para o lanche, e das 17h40 às 18h30 será apresentada a Lei de Inspeção Fiscal, pelo engenheiro e professor Joel Mauro Magalhães, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) em Rondônia.

Das 18h10 às 18h50, o engenheiro José Geraldo da Silva, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba e Mestre na área de Concentração de Materiais e Componentes de Construção, apresentará a palestra Como e porque: a razão de ser da Lei Inspeção Predial de Porto Velho, uma questão orgânica e legal.

Das 18h50 às 20h, os participantes debaterão a respeito das palestras, com mediação dos presidentes do CREA-RO e do CAU, e do engenheiro Joel Mauro Magalhães.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Rondônia para conectar ideias, tecnologia e desenvolvimento

Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Rondônia para conectar ideias, tecnologia e desenvolvimento

A inovação deixou de ser promessa de futuro e passou a ser condição de sobrevivência para a indústria. É com esse espírito que a Jornada Nacional de

Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar no Brasil em satisfação dos clientes

Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar no Brasil em satisfação dos clientes

O Sebrae em Rondônia tem um motivo de sobra para celebrar. Em 2025, a instituição conquistou o segundo lugar no ranking nacional do NPS (Net Promote

Decreto do governo de RO define feriados estaduais de 2026

Decreto do governo de RO define feriados estaduais de 2026

O governo de Rondônia publicou, nesta segunda-feira (19), o Decreto nº 31.210, que estabelece o calendário oficial de feriados e pontos facultativos

Bootcamp Conexão Plural fortalece parcerias para ampliar a inclusão produtiva em Rondônia

Bootcamp Conexão Plural fortalece parcerias para ampliar a inclusão produtiva em Rondônia

A Unidade Regional do Sebrae em Ji-Paraná recebe, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o Bootcamp Conexão Plural Con

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)