Segunda-feira, 20 de novembro de 2023 - 17h14
A superintendência da Regional do DNIT em Rondônia, atendendo à
apontamentos de melhorias e fluidez de tráfegos no estado, publicou edital para
contratação de empresa especializada para a Elaboração de Estudos e Projetos
Básicos e Executivos de Engenharia para Melhoria da Segurança e Eliminação de
Segmentos Críticos da Travessia Urbana de Porto Velho BR-319/RO.
O Superintendente do DNIT em Rondônia, André Santos explicou que
entre as justificativas para a instalação do projeto pela BR 319 ser uma
rodovia diagonal com um total de 6,5 km de extensão de travessia urbana, em que
o modal de transporte predominante no estado é o Rodoviário. “Uma rede de
rodovias municipais, estaduais e federais, que interligam todas as regiões do
Estado a um tronco principal, e conduzem até a região portuária de Porto
Velho”.
André Santos falou ainda que dentro do Termo de Referência do
edital publicado referência que “o segmento da BR 319/RO em questão, está
totalmente inserido na área urbana de Porto Velho, tendo início no viaduto do
Roque, na BR 364, e se estendendo por 6,5 km em pista dupla, até chegar à Ponte
sobre o Rio Madeira, que coincide com a região portuária da cidade”.
O edital para o projeto de instalação de melhorias dispõe sobre a
instalação de em dois lotes de obras e contratação, sendo o primeiro com início
no Porto Graneleiro, percorrendo 2,90 km até a rotatória do cruzamento com a
Avenida Imigrantes, onde se dá o início do Lote 2, que percorre 3,6 km até o
Viaduto do Trevo do Roque.
Dentro das especificações a instalação de viadutos no Lote 1 na
Avenida Lauro Sodré e Avenida Farquar; Para o Lote 2 Viadutos no trecho
correspondente à Avenida 7 de setembro e Pinheiro Machado; Abunã e Calama;
Imigrantes e Jorge Teixeira.
No edital ainda menciona que no trecho da BR 319 que cruzam a
cidade de Porto Velho, trafegam diariamente mais de 10.000 veículos dividindo
espaço entre o trafego urbano e o tráfego de cargas. “O projeto buscar trazer
mais fluidez para esse trecho importante para economia da região norte,
eliminando rotatórias e semáforos, transformando em uma rodovia de trafego
rápido”, conclui o superintendente do DNIT em Rondônia.
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