Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Com foco na preservação de vidas, Detran-RO realiza ações de fiscalização no estado


As ações de fiscalização contam com apoio da Polícia Civil e do Batalhão de Polícia de Trânsito - Gente de Opinião
As ações de fiscalização contam com apoio da Polícia Civil e do Batalhão de Polícia de Trânsito

Para dar ênfase ao comportamento seguro e preservação da vida, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza rotineiramente ações de fiscalização, com objetivo de reduzir o número de sinistros causados por condutores inabilitados, e ainda aqueles que insistem em misturar bebida alcoólica e direção veicular. No período de 9 a 16 de setembro, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) realizou operações em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO).

Foram 34 ações nos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova União, Porto Velho, Rolim de Moura, Vale do Anari, Vilhena, e no distrito de Bom Jesus, em Jaru, que resultaram em 881 abordagens, com flagrante de 79 condutores inabilitados, e ainda 68 condutores dirigindo sob efeito de álcool.

O governador do estado, Marcos Rocha, destaca que as ações de fiscalização garantem que vidas sejam preservadas no trânsito rondoniense. “É indispensável a participação de toda a população em prol da segurança no trânsito, sendo imprescindível que a causa seja de todos, com apoio às ações executadas pelo Detran-RO”, enfatizou.

FISCALIZAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Operação “Duas Rodas, Uma Vida” tem o objetivo de fiscalizar motos - Gente de Opinião
Operação “Duas Rodas, Uma Vida” tem o objetivo de fiscalizar motos

A diretora interina da Dtfat, Gessica Dandara explicou que, as ações de fiscalização combatem comportamentos que comprometem a segurança viária, tais como:

  • Condução de veículos sem ser habilitado;
  • Uso de veículos com irregularidades, entre eles, o licenciamento obrigatório;
  • Uso do celular enquanto estiver dirigindo;
  • Transporte irregular de crianças;
  • Falta de respeito à sinalização e abuso de velocidade permitida; e
  • Condução perigosa, com uso de bebida alcoólica.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha lembra que, as ações da Autarquia têm como objetivo preservar vidas. “Ao retirarmos um condutor inabilitado e embriagado do trânsito, estamos eliminando a possibilidade de que o mesmo possa cometer mais um crime, já que não estará apto a dirigir com a atenção necessária para garantir a própria segurança e dos outros.”

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conselho Deliberativo do Sebrae RO reforça governança e amplia articulação institucional

Conselho Deliberativo do Sebrae RO reforça governança e amplia articulação institucional

Com um ciclo intenso de atuação institucional o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) assumiu protagonismo na construção de agendas, no diálogo com o

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Uma ação conjunta da Lei Seca Nacional marcou o início da Operação Rodovida 2025/2026, no último fim de semana, a mobilização segue até 22 de fevere

Concurso Nacional define projeto da nova sede do Sebrae em Rondônia

Concurso Nacional define projeto da nova sede do Sebrae em Rondônia

O Sebrae em Rondônia concluiu, em dezembro de 2025, o julgamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo que irá definir o projeto d

Ecoporé lança série de vídeos que retrata quatro anos de projeto Terra e Mata em Rondônia

Ecoporé lança série de vídeos que retrata quatro anos de projeto Terra e Mata em Rondônia

A Ecoporé, com apoio financeiro do fundo socioambiental Caixa, lançou uma série de oito vídeos sobre o projeto Terra e Mata, que retrata os últimos

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)