Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin


Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin - Gente de Opinião

Aproximadamente 7,8 toneladas de cabos de energia, o equivalente a 43 mil metros de cabos, foram apreendidas durante fiscalização desencadeada pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), com ações realizadas no dia 25 de setembro, no município de Ji-Paraná. A operação, que contou com o apoio da Receita Federal do Brasil, ocorreu após a identificação de ausência de notas fiscais, reforçando a suspeita de prática de sonegação fiscal.

Os fios sem nota fiscal totalizavam aproximadamente R$ 378.000,00 em valores mercadológicos. A mercadoria foi prontamente apreendida e o auto de infração lavrado, com a constituição de mais de R$ 147.000,00 em crédito tributário, entre imposto e multa.

O delegado da 2ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Rondônia, Ricardo Samu, explicou que, essas circunstâncias indicam que a carga teria como destino final Rondônia, onde certamente seria inserida no mercado interno, gerando uma concorrência desleal com as empresas que trabalham respeitando as regras tributárias.

Conforme destacado pela Sefin, estas ações realizadas que desrespeitam a lei, praticadas por sonegadores prejudicam não somente os empresários idôneos, mas também todos aqueles que deles dependem (empregados, fornecedores, prestadores de serviços), bem como suas famílias.

Com este tipo de trabalho de fiscalização e combate à sonegação fiscal, a Sefin busca promover a justiça fiscal, protegendo o empresário de anda de acordo e respeitando as leis e, ao mesmo tempo agindo firme para coibir ações de sonegação de impostos e o não pagamento de tributos.

A Sefin reforça que o valor arrecadado por esta ação do Fisco ingressará aos cofres públicos e seguramente será revertido em bem estar para a população rondoniense, refletindo em ações que possam atender a sociedade.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae Delas encerra ciclo 2025 com celebração, inspiração e força feminina em Porto Velho

Sebrae Delas encerra ciclo 2025 com celebração, inspiração e força feminina em Porto Velho

O Sebrae Delas 2025 fechou seu ciclo em Porto Velho com um encontro cheio de energia, troca e propósito. Realizado nesta quarta-feira (3), na sede d

Ofertas FIM DE ANO Autovema Motors

Ofertas FIM DE ANO Autovema Motors

O ano está acabando, mas as melhores oportunidades estão apenas começando! É a hora de acelerar rumo a 2026 com a Autovema Motors Mitsubishi.Para q

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364

A Nova 364, com o objetivo de afastar dúvidas da população sobre o funcionamento do Free Flow, responde aos principais questionamentos ventilados na i

SENAI-RO obtém reconhecimento nacional pelos atendimentos no B+P

SENAI-RO obtém reconhecimento nacional pelos atendimentos no B+P

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) foi destaque estadual – Otimização de Processos Industriais, em reconhecimento

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)