Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Rondônia

Aprovada criação do dia de Maria de Nazaré, padroeira de Rondônia

Proposta de Follador estabeleceu o segundo domingo do mês de setembro como dia da padroeira


Aprovada criação do dia de Maria de Nazaré, padroeira de Rondônia - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou por unanimidade, esta semana, o projeto de lei que instituiu o Dia da Padroeira do Estado de Rondônia, Maria de Nazaré, que passa a ser comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de setembro. O projeto é de autoria do deputado Adelino Follador (DEM), que disse atuar nesta proposta como porta voz de todas as comunidades católicas do Estado de Rondônia.

 

Ao justificar a propositura, Follador disse que Maria de Nazaré é por tradição a Padroeira da Amazônia, e por isso o gesto da comunidade rondoniense e do Parlamento é uma medida relevante para todo aquele que tem fé, um retrato da cultura e da admiração do povo de Rondônia e da Amazônia a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe do Senhor Jesus, e a reverência e devoção à sua imagem como Mãe da Igreja, as festas e comemorações em sua homenagem são ponto alto das manifestações religiosas do povo rondoniense, a exemplo das manifestações tradicionais no Estado do Pará.

 

O deputado citou a carta que recebeu do padre Alceu Weber, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Porto Velho (Jardim Eldorado), em que descreve a aventura de fé do povo paraense que trouxe para Rondônia, como quem reza o terço, carregado de todo o simbolismo da via crúcis, o Círio de Nazaré para Porto Velho, citado no livro Desbravadores, do professor e ex-padre Vitor Hugo.

 

De acordo com a carta do religioso, "Em 1934, pelo decreto governamental nº 180, Nossa Senhora de Nazaré foi declarada Padroeira de Rondônia - já era Rainha da Amazônia -, e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho que organizava o Círio de Nazaré, manteve até 1981 um Altar dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. De 1982 a 1990 toda essa estrutura devocional foi transferida para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Por fim, em 1991 foi construída a primeira Capela de Nossa Senhora de Nazaré, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

Adelino Follador disse que tem conversado com muitos religiosos e pessoas da sociedade, que como o padre Alceu Weber reconhecem a necessidade de tornar a paróquia em um Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, com celebrações diárias e outras atividades.

 

O deputado, que tem uma história de fé e colaboração com a igreja católica, disse que não podia deixar de propor a criação do Dia de Nossa de Nazaré, “que para mim é uma grande honra, um gesto de amor a Maria de Nazaré que dignifica a mim, minha família, aos rondonienses e a todos que a tem como Mãe da Igreja”, disse.

Mais Sobre Rondônia

Nota de pesar do Sistema Fecomércio/RO

Nota de pesar do Sistema Fecomércio/RO

NOTA DE PESARO sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, lamenta o falecimento do jornalista, advogado, ex-senador e presidente do Sistema Rondônia de Comun

Servidor do TJ/RO apresenta projeto no IPERON

Servidor do TJ/RO apresenta projeto no IPERON

O servidor do TJ/RO, Brunno Oliveira, protocolou na manhã desta quinta-feira (01/08) um projeto de lei, no IPERON (Instituto de Previdência dos Serv

DER inicia processo para contratação de estagiários em diversas áreas acadêmicas

DER inicia processo para contratação de estagiários em diversas áreas acadêmicas

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) disponibilizou nesta semana 60 vagas para contratação de estagiári

Programa SIC RURAL - Domingo, 22 de julho de 2019

Programa SIC RURAL - Domingo, 22 de julho de 2019

Nesta edição você confere que: em Porto Velho uma feira noturna, tem atraído centenas de consumidores em busca de alimentos fresquinhos. Na última rep