Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Ações alusivas ao “Setembro Amarelo” são realizadas em Rondônia


Ações alusivas ao “Setembro Amarelo” são realizadas em Rondônia - Gente de Opinião

A campanha “Setembro Amarelo” é realizada desde 2015 no Brasil e tem como objetivo conscientizar a respeito da prevenção do suicídio. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil casos em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas morrem por suicídio ao dia. A depressão, traumas emocionais, uso de drogas ou álcool, problemas amorosos ou familiares e até mesmo o bullying, são alguns exemplos de situações geradoras de abalos para a saúde mental. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.

Por isso, a campanha visa mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, pois existe um caminho para buscar ajuda e que os problemas pelos quais estão enfrentando podem ser minimizados ou resolvidos, quando recebem o apoio de outras pessoas. A data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro.

A psicóloga Elizete Gonçalves, afirma que em 2018, a Secretaria de Estado da Educação - Seduc também passou a desenvolver a campanha “Setembro Amarelo” nas 409 escolas da Rede Estadual de Ensino, com ênfase de orientação aos estudantes e servidores. Neste ano, foi a vez da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos - Seosp aderir às ações deste movimento.

“O objetivo desta campanha é a psicoeducação, trazendo espaços de escuta e fala, para que as pessoas em sofrimento consigam manifestar o que está acontecendo e assim pedir ajuda, fazendo os encaminhamentos para a Rede de Atendimento Psicossocial e àquelas que estão em tentativa de suicídio, possam ser atendidas e suas vidas sejam preservadas”, disse Elizete Gonçalves.

ATENDIMENTOS

Elizete Gonçalves ressaltou que a campanha foi lançada nesta semana e vai promover espaços de escuta e fala para os servidores públicos, mediante agendamentos. Ainda durante a campanha, serão feitas ‘lives’ abordando o “Setembro Amarelo”, com debates sobre a importância da saúde mental.

Também serão feitas orientações para que sejam identificados os sinais de quem está passando por momentos difíceis, e o modo correto de abordar essas situações delicadas e como evitar que uma pessoa chegue a esse estágio de desespero. Em continuidade, ainda no mês de setembro, haverá uma palestra acerca do “Setembro Amarelo”, para servidores da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos - Seosp, Secretaria de Estado da Saúde - Sesau e Seduc.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça diretrizes estratégicas, integração institucional e planejamento para 2026

O Senac Rondônia realizou, nesta terça-feira (3), o 3º Encontro Anual da instituição, reunindo colaboradores de todas as Unidades do estado em format

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Governo do Brasil cria mais de 12 novos laboratórios de informática em Rondônia

Com a meta de levar letramento digital a todos os brasileiros e capacitá-los para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministé

Rondônia registra 1.813 nascimentos de bebês de mães adolescentes entre janeiro e agosto de 2025

Rondônia registra 1.813 nascimentos de bebês de mães adolescentes entre janeiro e agosto de 2025

A  adolescência é um período de intensas transformações físicas, emocionais e sociais, marcado pela construção de sonhos, planos e projetos de vida. N

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

Governo de RO conclui licitação para reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

A primeira etapa da reforma e ampliação do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, teve o processo licitatório concluído pelo governo de Rondônia, p

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)