Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Programa de tv da Embrapa fala sobre certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina


Kadijah Suleiman

Embrapa Rondônia - Esta semana, o programa da Embrapa “Dia de Campo na TV” fala sobre o tema “Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina”. O programa, produzido em parceria com a Embrapa Rondônia, vai ao ar na sexta-feira, dia 13 de abril, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9Programa de tv da Embrapa fala sobre certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina - Gente de Opiniãoh e reprise às 15h (horários de Brasília). E no domingo, 15, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

Desde 2010, alinhada às ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa Rondônia possui certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose para os campos experimentais de Porto Velho (bovinos) e de Presidente Médici (bubalinos), através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). As áreas são as únicas do estado de Rondônia que possuem o certificado, concedido pelo Mapa. A certificação é uma estratégia para melhorar a qualidade dos produtos de origem animal, destinados aos mercados doméstico e internacional e, com isso, aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária.

Em Presidente Médici (a 400 quilômetros de Porto Velho), fica o campo experimental com o rebanho bubalino. A área é a segunda do país com rebanho de búfalos comprovadamente livre de brucelose e tuberculose. No local, a Embrapa Rondônia desenvolve pesquisas direcionadas para a produção do leite de búfala. De acordo com o pesquisador Fábio Barbieri, para a realização do teste da tuberculose, as pistolas devem ser preparadas e mantidas em caixa de isopor com gelo. “O pelo dos animais deve ser raspado antes da medição da espessura da pele. Em seguida, faz-se a inoculação do reagente para diagnóstico da doença”, explica.

Todo o processo deve ser acompanhado por um fiscal da agência estadual de defesa sanitária animal, sendo em Rondônia a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril (Idaron). “Setenta e duas horas depois da aplicação do produto realiza-se a leitura dos resultados”, acrescenta o pesquisador.

A segunda etapa dos testes para a certificação é a sorologia para a brucelose. No caso da Embrapa Rondônia, o teste é feito no Laboratório de Sanidade Animal da empresa, em Porto Velho. O processo de certificação segue um rigoroso padrão, que foi instituído em 2001 pelo Mapa. São necessárias três baterias de exames em todos os animais do rebanho com resultados negativos para as duas doenças. No caso de um resultado positivo em uma das três baterias, todo o processo deve ser reiniciado.

De acordo com o Mapa, a certificação de propriedades livres é um requisito cada vez mais exigido pelos países importadores, principalmente de produtos lácteos. Os estados-membros da União Européia, por exemplo, só importam queijo, iogurte e outros derivados de leite, de propriedades certificadas como livres dessas zoonoses. As propriedades que comercializam leite dos tipos “A” e “B” têm que ser certificadas, de acordo com a Instrução Normativa nº 51 de 2002, do Mapa.
 

Processo de certificação

Para obter o certificado, o produtor deve procurar uma unidade do serviço de defesa oficial do seu estado, e preencher o requerimento de adesão. Um veterinário habilitado pelo Mapa é indicado como responsável técnico pelo processo de certificação. Os animais reagentes identificados nos testes devem ser descartados da propriedade. O certificado vale por um ano.

 

DCTV

O Dia de Campo na TV sobre “Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina” foi produzido pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Como sintonizar

Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h

NBR - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. Saiba como acessar (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/)
 

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.