Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

GillettePRESS: TV Rondônia


 

 



Tempo de Inclusão 
Como segundo momento da vida de uma pessoa portadora de deficiência, a escola se encontra bastante presente. No entanto, há muitas barreiras a se enfrentar nesse ramo social. O portador de deficiência encontra bastante dificuldade no que se refere à sua educação, o que se justifica pelo pouco apoio do governo referente ao investimento em material didático adequado, recursos humanos especializados, bem como outras ações que não atendem à sua realidade. Assim, ações multiplicadoras devem ser feitas em prol desse investimento, seja através da atuação do Governo, instituições, ou pessoas interessadas nessa causa, seja com base em políticas públicas mais adequadas a esse fim. É preciso que todos estejam efetivamente engajados nesse segmento, contribuindo para o processo educacional dessas pessoas, buscando, para isso, informações necessárias para melhor atendê-las.

TV Rondônia
Entrou no ar, ontem, a nova Rede TV Rondônia, ocupando o canal 17, de onde passou a ser sintonizada. Parece-me que é a primeira emissora de televisão genuinamente do estado de Rondônia. Autêntica. Faço o registro, pelo respeito que devemos à família Gurgacz, paranaense pioneira nesta nossa região - em transporte de passageiros - desde quando aqui nem rodovias existiam. Assis Gurgacz acreditou e pos fé no futuro - que ajudou a construir - deste progressista estado brasileiro. Tio Assis - como o chamávamos em Cascavel, é um desbravador moderno. Merece ser homenageado.

Sortudo
Não, Tio Assis não é sortudo; é um trabalhador de mãos calejadas - verdade. O conheci, ainda, quando manobrava o volante de um velho caminhão que transformou em  ônibus que fazia linhas interioranas do sudoeste do Paraná. Ele, mesmo, pegando pesado. Venceu. Merece respeito e admiração. Até de quem finge não ver (e reconhecer) o quanto o grupo dessa família está fazendo por Rondônia. Por isto, é hora de deixar de lado as divergências pessoais e, pelo menos, respeitar o que se faz, mesmo sendo adversário - mas, que não seja inimigo, né governador? 
- Se não puder (ou quiser) cumprimentar, pessoalmente, pelo menos mande uma mensagem ou um representante, e, manifeste admiração de Rondônia pelo que o nosso estado está recebendo.

Méritos
Rádio Alvorada, jornal Diário da Amazônia, tevê SGC a Cabo, Gramazon, indústrias,   comércios, agricultura e pecuária... e, agora, a Rede TV Rondônia. São centenas - talvez, milhares - de famílias que se sustentam, graças aos empregos que os Gurgacz proporcionam. E, a receita que o poder público arrecada dessas empresas? E, o lado social - além de escolas, a assistência que os colaboradores recebem!
- Tudo isso merece reconhecimento.

Puxa-saco, não!
Nem sou advogado do Tio Assis e seus filhos. Apenas um admirador. É claro que estão ganhando dinheiro - talvez muito. Mas, e, se todo o seu investimento fosse aplicado noutro estado? Hein?
- Vamos, lá! Dê um abraço, pois afinal de contas, eleição só acontecerá daqui mais algum tempo. Deixem as rixas e desforra para depois.

Papo furado
O presidente Luiz Inácio da Silva lançou o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) que pretende reduzir a menos da metade os homicídios nas cidades mais violentas do país até 2012. De acordo com o Ministério da Justiça, a meta do Pronasci é fazer com que o número de homicídios caia dos atuais 29 casos por 100 mil habitantes por ano, para 12 homicídios por 100 mil habitantes até 2012. Coordenado pelo Ministério da Justiça, o Pronasci prevê investimentos de 6,7 bilhões de reais nos próximos cinco anos, combinando ações de prevenção, serviços sociais e formação de policiais nas 11 regiões metropolitanas com mais altos índices de violência e criminalidade no país. O foco do Pronasci são os cerca de 3,5 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, que já se envolveram ou correm o risco de serem envolvidos em atividades criminosas.

- Aplausos. Mas, que tal, se em vez de esperar por 5 anos, não se APLICA a lei, já? O único programa, senhor presidente, que resolveria MESMO se chama POUNIÇÃO, pois que leis (tantas, até de mais) já as temos. E, é sabido que a impunidade é que está infernizando a vida do brasileiro.

Conversa mole
O petista acreano Tião Vianna, que é primeiro vice-presidente do Senado, espera receber a qualquer momento a perícia dos documentos apresentados pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, para provar que tinha renda necessária para pagar pensão à jornalista Mônica Velloso, com quem tem uma filha. Tão logo receba os documentos, Vianna irá encaminhá-los ao presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha. Mas, eu fico aqui com uma baita interrogação.

- Se quisessem, mesmo, resolver essa torre-de-babel senatorial do Renangate, a RF faria o que faz comigo, quando não declaro bem minhas rendas: notificação, e cobrança, sem dó e nem piedade. Porque não se faz isso com o Renan?

Fim da CPMF?
O senador paranaense Álvaro Dias faz campanha pela extinção da CPMF. Será que ele (e nós) podemos contar com os nossos senadores (Fátima, Valdir e Expedito), nessa campanha, que é para beneficiar 100% dos brasileiros?
- Com a palavra o trio rondoniano...

30 anos passados
Para que não digam que não falei de Elvis: vive-se o tempo em que rememoramos os 30 anos de morte de Elvis Presley, cantor inigualável de rock e ator de cinema. Lembro que no dia 16 de agosto de 1977, data de seu falecimento, estava em Curitiba, num restaurante de Santa Felicidade, ao lado de alguns amigos do curso de Comunicação Social, da PUC. Ficamos entristecidos, Elvis marcou nossa geração. Considerado o rei do rock-n´-roll, Elvis surgiu na década de 50 e foi, sem dúvida, espelho para os grupos de músicas pop e rock contemporâneos.

Uma geração
Seu jeito agradava aos jovens. Os concertos e shows levavam a platéia ao histerismo. As apresentações eram uma mistura de desobediência, de barulho, de devaneio, de tristeza e de sensualidade.

Até o dia da sua morte, havia vendido 400 milhões de discos, quantia inédita na época. Músicas, como "Are you lonesome tonight?", "In the Ghetto", "Hound dog", tiveram aceitação extraordinária.

Prefiro
"Love me tender" (Ame-me com ternura): Me ame com ternura/Me ame por muito tempo/Leve-me ao seu coração/Pois é lá que eu pertenço/E, nós nunca nos separaremos.

Elvis participou de mais de 30 filmes, todos com sucesso de bilheteria. O filme "Girl happy" ("Menina Feliz"), produzido em 1965, com duração aproximada de 90 minutos, foi o primeiro que assisti. No enredo, Elvis interpreta o vocalista de um grupo de rock, que canta várias músicas, e se apaixona pela personagem interpretada pela atriz Shelley Fabares. Aliás, a beleza física de Fabares é indiscutível.
- Quanta saudade!

Para refletir
Mensagens que recebi de leitores revoltados com o comodismo dos nossos políticos:

- É tanto imposto! Só na luz é ICMS, PIS-PASEP, COFINS.. fico aqui a pensar nesses políticos que só aumentam o salário deles, mesmo. Os impostos, nunca vi nada a favor das pessoas que pagam a conta {NÓS}. Este é o país que falta TUDO (educação, saúde, segurança, e, principalmente,  respeito aos trabalhadores!!"

- Não temos assistência médica, não temos segurança, não temos estradas; mas, temos crianças desnutridas, mortes todos os dias, causadas pela crescente bandidagem, e,  estradas que não servem para nada. Mas, para onde vai tantos impostos sugados do povo brasileiro?
- Bem, para financiar os picaretas políticos.
- Mais uma vez o Brasil tá na frente! Será que chegaremos ao penta?

Fonte: [email protected]

Gente de OpiniãoSábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Por mais que nos esforcemos para acreditar no que dizem alguns políticos, não adianta, com o tempo, eles próprios se encarregam de nos lembrar que f

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Era uma vez uma mulher chamada Maria que passava grande parte da sua vida entre o adormecer e o acordar. Nos seus sonhos, Maria encontrava mundos

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

A persistência é uma das qualidades que eu mais admiro no ser humano. Tem gente que não desiste de jeito nenhum de lutar por seus ideiais, ainda que

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é a festa do Espírito Santo, que em termos hodiernos se poderia também dizer que é a festa em que se celebra a proclamação da democrat

Gente de Opinião Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)