Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

SENAI integra Projeto de Eficiência Energética “Mais Rondônia”


SENAI integra Projeto de Eficiência Energética “Mais Rondônia” - Gente de Opinião

O “Mais Rondônia” constitui o primeiro projeto em rede realizado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC).  

O projeto foi premiado no edital lançado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como proposta otimizar o consumo elétrico das empresas, no intuito de obter uma redução de pelo menos 10% no valor da conta de energia tendo como público alvo micro, pequenas ou médias empresas de vários setores.   

De acordo com o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o projeto piloto  será desenvolvido sem custos para 60 empresas locais e atualmente 20 delas já aderiram ao projeto, que vai utilizar tecnologias de medição e monitoramento inteligente do consumo elétrico, a fim de permitir a coleta, armazenamento, acesso e uso de dados relevantes para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões, com consequente otimização do consumo de energia elétrica e diminuição de custos de operação.

Lopes explica que as empresas que aderirem ao Mais Rondônia, irão receber um medidor inteligente de energia e um aplicativo que permitirá coletar, armazenar, acessar e usar dados para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões.  

“Com isso, as empresas beneficiárias poderão acompanhar em tempo real seu consumo elétrico via internet, para detectar picos ou tendência de aumento de consumo devido a instalações, dispositivos, equipamentos ineficientes e/ou com defeitos, permitindo uma gestão eficaz do consumo elétrico. Vale ressaltar, que a adesão ao projeto é gratuita e tem duração de seis meses, durante esse período, a empresa se compromete apenas a usar o produto e buscar reduzir sua conta de energia elétrica”, garante.

Ainda conforme o gerente de STI do SENAI-RO, as pequenas e médias empresas consomem muita energia, e esses medidores vão facilitar o acompanhamento da energia, pelo histórico de quais os períodos do dia têm os maiores picos de energia.

“A ideia é fracionar, dividir os horários, para minimizar os custos, e garantir o poder de decisão sobre a conta de energia em tempo real, por meio da transformação digital das empresas participantes”, afirma Lopes, que contou com a participação do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e das técnicas Lissandra Souza e Cleópatra Caldeira na elaboração do projeto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Nesta semana, a equipe da Energisa está novamente no residencial Morar Melhor, zona Sul de Porto Velho, oferecendo serviços e atendimentos como regu

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

As férias são um momento de alegria e descanso, mas também exigem atenção redobrada aos riscos envolvendo energia elétrica, principalmente nesse per

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

A tecnologia trouxe praticidade ao nosso dia a dia. Do chuveiro à fritadeira elétrica, do portão automático às tomadas para carregar o celular em qu

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) vem mudando a vida de milhares de famílias de baixa renda em Rondônia. Desde 2018, quando a Energisa assu

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)