Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Ação é preventiva e atende à Lei Federal para empresas que possuem barragens no país; A hidrelétrica Santo Antônio é considerada pelo órgão regulador como barragem de nível baixo de risco


Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) - Gente de Opinião

A Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras Furnas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, realizará de 14 a 17 de dezembro a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), que define os parâmetros de prevenção e ação relativos à segurança da barragem da hidrelétrica. 

Nesta fase, as comunidades que integram a região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS) vão participar de simulados de evacuação. Durante o simulado, haverá sirenes reproduzindo os alarmes sonoros para que a população dos bairros localizados abaixo da barragem e áreas próximas se direcionem pelos caminhos seguros (Rotas de Fuga) até os pontos de encontro.   

A Santo Antônio ressalta que a implantação do PAE não está ligada a riscos na barragem da hidrelétrica, mas sim ao cumprimento da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece as regras para a prevenção e a segurança da barragem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) classifica a barragem da Hidrelétrica Santo Antônio como nível baixo de risco. 

"Sempre esteve na cultura da Santo Antônio Energia a segurança e a prevenção. Com a chegada da etapa final do PAE, estamos reforçando ainda mais esses processos", diz o Gerente de Engenharia, Fernando Dornelas de Almada. 

Como serão os Simulados 

Ao todo, serão realizados diversos simulados entre os dias 14 e 17 de dezembro. Técnicos da Santo Antônio Energia e da Defesa Civil de Porto Velho estão visitando os imóveis das localidades previstas para os Simulados, distribuindo materiais informativos e orientando os moradores sobre datas e locais onde serão realizados os simulados. 

A população pode ficar tranquila. Durante os simulados, voluntários vão estar nos locais orientando e indicando o percurso até o Ponto de Encontro mais próximo. A participação não é obrigatória, mas é essencial para construção da cultura de segurança no município. Nos Pontos de Encontro haverá equipes de apoio, ações voluntárias e até espaço destinado aos animais de estimação.

Operacionalização do PAE 

Com o apoio da população local, na 1ª etapa de instalação do PAE, no primeiro semestre deste ano, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis previstos. Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, em regiões de Porto Velho próximas às margens do rio Madeira. 

A partir do cadastramento, foi realizado um estudo acústico e um plano técnico para determinar a instalação das torres de sirenes e definição das rotas de fuga.  Na 2ª Etapa do PAE, entre setembro e novembro deste ano, 19 torres de sirenes de alerta e mais de 270 placas sinalizadoras foram instaladas na ZAS. As placas possuem indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros E algumas tem um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma possível emergência.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Os canais digitais da Energisa Rondônia seguem se consolidando como o principal meio de relacionamento com os clientes em todo o estado. Em 2025, a

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Desde agosto de 2025, a Energisa realiza a campanha Show de Prêmios Energisa, que já premiou 35 clientes no estado e segue até 30 de abril de 2026.

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Quem amplia a casa, abre um negócio ou compra novos equipamentos elétricos precisa ficar atento: sempre que houver aumento no consumo de energia, é

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

A Energisa realizou uma reunião com representantes da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) e presidentes de blocos de rua da

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)