Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Rovema Energia entrega a maior fazenda de energia solar em Rondônia

A Fazenda solar, localizada na cidade de São Francisco do Guaporé, tem 60.000 m² que abrigam 5.700 placas solares e pode atender até 250 famílias.


Rovema Energia entrega a maior fazenda de energia solar em Rondônia  - Gente de Opinião

O Grupo Rovema, através da Rovema Energia, tem oportunizado para Rondônia o acesso à energia fotovoltaica. Agora, em 2021, a empresa irá realizar a entrega da maior fazenda de energia solar em Rondônia na modalidade de geração distribuída. Serão 2 MWp de potência instalada com a capacidade de geração de 290 mil KWh, o que é suficiente para atender aproximadamente 250 famílias com energia limpa produzida na Amazônia. 

A Fazenda solar, localizada na cidade de São Francisco do Guaporé, tem 60.000 m² que abrigam 5.700 placas solares. O projeto tem como objetivo tornar mais acessível a fonte de energia limpa e renovável através da Cooperativa de Energia Solar (CES), que fornece energia solar mesmo sem a compra e instalação de placas solares através da geração distribuída. 

Para Adélio Barofaldi, CEO do Grupo Rovema, “O que nós estamos fazendo é uma oportunidade para democratizar a energia limpa e renovável no meio da Amazônia. Assim, as famílias e empresas podem se tornar cada vez mais sustentáveis e continuar desenvolvendo cada vez mais o nosso estado.”, afirma.  

Nesse momento, por solicitação da diretoria, serão priorizados os atendimentos para  colaboradores do Grupo Rovema que integrarem o CES. “Com a modalidade de geração distribuída, eles terão a oportunidade de ter o benefício financeiro e sustentável da energia solar com zero investimento graças a essa modalidade de geração compartilhada e Geração Distribuída, onde a energia é gerada em um local, mas consumida em outro, na mesma área de concessão.”, explica Elizabete Barufaldi Ruthes, gestora da Rovema Energia.  

Como funciona a CES?  

Quando a pessoa ou empresa se torna parte da CES, a energia consumida é produzida pelas usinas fotovoltaicas em Rondônia. Quando convertida em energia elétrica, ela é distribuída para a rede e a empresa gestora de energia recebe esses créditos e abate diretamente na sua conta. Tudo muito simples, fácil e prático.  

Para aqueles que gostariam de participar basta entrar em contato ou pelo whatsapp (69) 99606-9798 ou 3211-0555.

Rovema Energia entrega a maior fazenda de energia solar em Rondônia  - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Quatro prisões por furto de energia elétrica foram registradas nesta terça-feira e quarta-feira, em Ji Paraná. Em menos de 24 horas, e após receber

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Clientes que possuem contas de energia em atraso podem negociar os débitos sem sair de casa, utilizando o aplicativo Energisa On. Pelo celular, é po

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

O Circuito Energia, programa de visitas turísticas na Hidrelétrica Santo Antônio, Porto Velho (RO), retorna neste sábado (14). Em 2025, a usina que

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

No próximo domingo, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, e a Energisa aproveita para reforçar a importância de ir além da relação comercia

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)