Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Programa Jovem Aprendiz valoriza o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho


Programa Jovem Aprendiz valoriza o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho - Gente de Opinião

Desde a época de construção da hidrelétrica, a Santo Antônio Energia investe no programa Jovem Aprendiz, valorizando o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho, dos 18 aos 24 anos. O programa auxilia na descoberta de talentos e aptidões, sendo a porta de entrada para uma juventude enérgica que está em busca da primeira vivência no mercado de trabalho.

A iniciativa começou tímida na usina, em 2009, com apenas um participante. Com o passar dos anos, ganhou reformulações estratégicas, se solidificou com o estabelecimento de  uma parceria com o Senai e contabiliza nestes doze anos a participação de 89 jovens.

A turma de 2021, iniciada em janeiro, possui 12 estudantes do curso técnico em Eletroeletrônica do Senai de Porto Velho. Eles iniciarão o trabalho na Santo Antônio Energia em regime de home office no final deste semestre,  nas áreas de Operação, Manutenção e Planejamento, sempre supervisionados pelas lideranças. “Esta oportunidade me ajudará a ter mais conhecimento e experiência na minha vida profissional e também na pessoal. Admiro a empresa, sei os cuidados que ela tem com o meio ambiente e estou muito animada”, declara  Amanda de Souza, de 18 anos.

Com duração média de dois anos, o programa é remunerado e também traz benefícios para a empresa já que os jovens profissionais contribuem com inovação e criatividade, como explica a analista de RH da Santo Antônio Energia, Michele Sobrino. “Eles iniciam essa jornada com energia, muitas ideias e vontade de aprender. Tudo isso provoca um impacto muito positivo na companhia ”, afirma.

O cenário desafiador imposto pela pandemia desde o ano passado  trouxe adaptações. Todo o processo seletivo para as contratações, que envolveu dinâmicas e entrevistas, foi feito em ambiente virtual. “O cenário mudou, mas conseguimos nos adaptar bem tanto nas ações de contratação dos jovens como no trabalho deles em home office”, explica a analista. “Acompanhamos a evolução dos aprendizes por meio de treinamentos, avaliações, verificação das notas e frequência nas aulas online do Senai. Contribuir para a formação de jovens profissionais é um caminho que a empresa percorre continuamente”, conclui a analista.

As divulgações de novas vagas para o programa Jovem Aprendiz da Santo Antônio Energia para os próximos anos serão feitas em todas as mídias digitais da empresa. Fiquem atentos!

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

A Energisa realizou uma reunião com representantes da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) e presidentes de blocos de rua da

Energisa realiza Ideathon em busca de soluções para reduzir acidentes com a rede elétrica

Energisa realiza Ideathon em busca de soluções para reduzir acidentes com a rede elétrica

Acidentes na rede elétrica são uma realidade em todo o país e também preocupam Rondônia. Somente em 2025, o estado registrou 10 mortes envolvendo a

Furto de energia elétrica leva 139 pessoas à prisão em Rondônia em 2025

Furto de energia elétrica leva 139 pessoas à prisão em Rondônia em 2025

O furto e a fraude no consumo de energia elétrica, popularmente conhecidos como “gato”, resultaram na prisão de 139 pessoas em Rondônia ao longo de

Segurança no campo: Dicas da Energisa sobre cuidados com a rede elétrica em período de colheita

Segurança no campo: Dicas da Energisa sobre cuidados com a rede elétrica em período de colheita

Com a colheita da safra 2025 de soja em andamento em Rondônia e já alcançando cerca de 80% da área plantada, o estado vive o período de maior movime

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)