Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Prisões ocorreram em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Entre os alvos, comércios e residências.


Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês - Gente de Opinião

As ações de combate ao furto de energia realizadas em Rondônia no mês de agosto resultaram em oito prisões em diferentes municípios do estado. Por meio de análise do Centro de Inteligência de Combate às perdas e inspeções de rotina, equipes da Energisa identificaram ligações clandestinas em residências e estabelecimentos comerciais. Após a constatação da fraude, a distribuidora acionou a Perícia Técnica (Politec), que confirmou a prática ilegal, e em seguida comunicou a Polícia Militar, responsável pelas autuações em flagrante.

 

Porto Velho lidera número de ocorrências

 

A capital rondoniense concentrou a maior parte dos casos, com cinco prisões. Entre os alvos, estavam duas distribuidoras de bebidas, uma panificadora, uma loja comercial e uma residência. Já no interior, houve uma prisão em Ariquemes (residência), outra em Ji-Paraná (residência) e uma em Cacoal, em um mercado.

 

Risco e prejuízo coletivo

 

Segundo a Energisa, o chamado “gato de energia”, além de ilegal, coloca em risco a vida das pessoas, podendo provocar choques elétricos, incêndios e até acidentes fatais. Também causa prejuízos financeiros que são divididos entre todos os consumidores, impactando diretamente na conta de luz.

 

O setor de Perdas da Energisa Rondônia reforça a gravidade da situação. “O furto de energia coloca vidas em risco e compromete a qualidade do fornecimento para toda a comunidade. É um crime que traz consequências sérias para a segurança e para o bolso de quem paga a conta corretamente. Por isso, intensificamos as fiscalizações e contamos com o apoio da população para denunciar”.

 

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo central 24h da Energisa 0800 647 0120 ou pelo 190 da Polícia Militar.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Uma operação realizada pela Energisa nesta semana, identificou furto de energia elétrica em 10 obras de residências de alto padrão, localizadas em u

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

A Energisa Rondônia está com novas vagas de emprego abertas em diferentes municípios do estado, oferecendo oportunidades em diversas áreas e reforça

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

O furto de energia elétrica já resultou na prisão de 58 pessoas em flagrante em Rondônia desde o início de 2026. As detenções ocorreram após a ident

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Um laticínio de Ji-Paraná foi flagrado utilizando um esquema ilegal para desviar energia elétrica por meio de uma subestação clandestina de alta pot

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)