Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Na Semana Nacional de Trânsito, Energisa reforça orientações para prevenir colisões em postes


Na Semana Nacional de Trânsito, Energisa reforça orientações para prevenir colisões em postes - Gente de Opinião

A Semana Nacional de Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, ocorre todo ano durante o mês de setembro. Neste período, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito intensificam suas ações de educação e fiscalização, com o objetivo de promover vias mais seguras. 

Mediante essa oportunidade de conscientização, a Energisa alerta motoristas sobre os perigos de colisões com postes de energia elétrica, os chamados abalroamentos. De janeiro a agosto deste ano, a concessionária registrou 141 ocorrências desse tipo, nas quais mais de 105 mil clientes foram afetados em Rondônia. 

O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Caio Ramos, destaca a importância de redobrar os cuidados ao volante. "Para evitar acidentes, mantenha o veículo em boas condições de manutenção, verificando itens essenciais como pneus, freios, faróis e retrovisores. Além disso, é fundamental não utilizar o celular enquanto dirige, pois essa prática pode resultar em acidentes graves, colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas", alerta Ramos. 

Ele também lembra a necessidade de respeitar a sinalização, os limites de velocidade e de manter a distância segura do veículo à frente. "Nunca dirija sob efeito de álcool, medicamentos ou outras substâncias tóxicas e, claro, jamais dirija com sono", acrescenta. 

O que fazer em caso de colisão com postes de energia? 

Em situações de abalroamento, há risco de choque elétrico tanto para os ocupantes do veículo quanto para as pessoas próximas. A orientação da Energisa é clara: permaneça dentro do carro, evite tocar em partes metálicas e nos cabos, e aguarde a chegada de uma equipe da concessionária para que os procedimentos sejam realizados com segurança. Quem estiver passando pelo local também deve manter distância e comunicar a concessionária imediatamente. 

Após a colisão, é essencial acionar serviços de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em casos de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser informada o quanto antes para garantir reparos rápidos e seguros. 

Canais de atendimento da Energisa em Rondônia: 

Gisa pelo chat: https://gisa.energisa.com.br/

Aplicativo Energisa On: Disponível nas lojas de aplicativos para smartphones

Call Center: 0800 647 0120

Site: www.energisa.com.br

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Nesta semana, a equipe da Energisa está novamente no residencial Morar Melhor, zona Sul de Porto Velho, oferecendo serviços e atendimentos como regu

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

As férias são um momento de alegria e descanso, mas também exigem atenção redobrada aos riscos envolvendo energia elétrica, principalmente nesse per

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

A tecnologia trouxe praticidade ao nosso dia a dia. Do chuveiro à fritadeira elétrica, do portão automático às tomadas para carregar o celular em qu

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) vem mudando a vida de milhares de famílias de baixa renda em Rondônia. Desde 2018, quando a Energisa assu

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)