Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia

Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia

Senador pediu à Petrobras expansão do gasoduto urucu-coari-Manaus


Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia - Gente de Opinião

Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, nessa terça-feira (14/08), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu ao presidente da Petrobras Roberto Castello Branco a expansão do gasoduto urucu-coari-manaus, que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera de Urucu (município de Coari, Amazonas) à Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus.

“Entendemos que para a Região Norte seria importante que esse gasoduto pudesse chegar ao estado de Rondônia. A energia hoje acaba sendo um produto caro justamente em razão da queima de combustíveis para a produção pelas termoelétricas. O uso do gás poderia baratear o custo de produção e Rondônia se encontra nessa situação. Queria saber se há viabilidade técnica, ambiental e econômica”, questionou Marcos Rogério.

O presidente da Petrobras, por sua vez, explicou que gestões passadas avaliaram que o campo de urucu não tinha capacidade técnica conforme havia sido projetado. “Contudo, vamos revisitar o assunto e fazer uma nova avaliação”, ponderou.

O presidente esteve presente em audiência na comissão para prestar esclarecimentos sobre as atividades da estatal e os planos de ação para investimento e desinvestimento. A comissão é presidida pelo senador rondoniense, que tem se debruçado sobre o setor elétrico.

“Estamos realizando um ciclo de audiências públicas para buscar soluções para o setor. O consenso entre os especialistas ouvidos até o momento é de que o nosso modelo é atraso e precisa de avanços. Uma das propostas em discussão é o PLS 232/16, que prevê a portabilidade no setor elétrico, e pode levar à redução na tarifa de energia”, explicou o senador.  

Essa foi a primeira vez que o presidente da Petrobras compareceu ao Senado nesta legislatura. Castello Branco garantiu que as novas diretrizes da empresa como um todo levarão a um “renascimento” da indústria petrolífera e de gás em diversos estados do país. “Estamos trabalhando para o melhor desenvolvimento da Petrobras, tornando-a melhor”, resumiu.

Mais Sobre Energia

Energisa negociará débitos de clientes na sede do Procon na quinta e sexta-feira

Energisa negociará débitos de clientes na sede do Procon na quinta e sexta-feira

Para facilitar o acesso dos clientes à campanha especial de parcelamento, a Energisa Rondônia estará na sede do Procon, em Porto Velho, nas próximas q

Ceron agora é Energisa Rondônia

Ceron agora é Energisa Rondônia

A partir de 16 de setembro, a Ceron passou a se chamar Energisa Rondônia, um passo importante no processo de consolidação da aquisição feita pelo Gr

Sete municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica

Sete municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica

A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em todo o estado de Rondônia. De 10 a 16/09, sete municípios receberão obr

Uhe Jirau - Seis anos de operação em alta performance

Uhe Jirau - Seis anos de operação em alta performance

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, construída no rio Madeira a cerca de 120 km de Porto Velho (RO), completa, neste dia 6 de setembro, seis anos de o