Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia

Senador pediu à Petrobras expansão do gasoduto urucu-coari-Manaus


Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia - Gente de Opinião

Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, nessa terça-feira (14/08), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu ao presidente da Petrobras Roberto Castello Branco a expansão do gasoduto urucu-coari-manaus, que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera de Urucu (município de Coari, Amazonas) à Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus.

“Entendemos que para a Região Norte seria importante que esse gasoduto pudesse chegar ao estado de Rondônia. A energia hoje acaba sendo um produto caro justamente em razão da queima de combustíveis para a produção pelas termoelétricas. O uso do gás poderia baratear o custo de produção e Rondônia se encontra nessa situação. Queria saber se há viabilidade técnica, ambiental e econômica”, questionou Marcos Rogério.

O presidente da Petrobras, por sua vez, explicou que gestões passadas avaliaram que o campo de urucu não tinha capacidade técnica conforme havia sido projetado. “Contudo, vamos revisitar o assunto e fazer uma nova avaliação”, ponderou.

O presidente esteve presente em audiência na comissão para prestar esclarecimentos sobre as atividades da estatal e os planos de ação para investimento e desinvestimento. A comissão é presidida pelo senador rondoniense, que tem se debruçado sobre o setor elétrico.

“Estamos realizando um ciclo de audiências públicas para buscar soluções para o setor. O consenso entre os especialistas ouvidos até o momento é de que o nosso modelo é atraso e precisa de avanços. Uma das propostas em discussão é o PLS 232/16, que prevê a portabilidade no setor elétrico, e pode levar à redução na tarifa de energia”, explicou o senador.  

Essa foi a primeira vez que o presidente da Petrobras compareceu ao Senado nesta legislatura. Castello Branco garantiu que as novas diretrizes da empresa como um todo levarão a um “renascimento” da indústria petrolífera e de gás em diversos estados do país. “Estamos trabalhando para o melhor desenvolvimento da Petrobras, tornando-a melhor”, resumiu.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Clientes que possuem contas de energia em atraso podem negociar os débitos sem sair de casa, utilizando o aplicativo Energisa On. Pelo celular, é po

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

O Circuito Energia, programa de visitas turísticas na Hidrelétrica Santo Antônio, Porto Velho (RO), retorna neste sábado (14). Em 2025, a usina que

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

No próximo domingo, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, e a Energisa aproveita para reforçar a importância de ir além da relação comercia

Segurança em postes: Energisa alerta técnicos de telecomunicações sobre riscos próximos à rede elétrica

Segurança em postes: Energisa alerta técnicos de telecomunicações sobre riscos próximos à rede elétrica

Postes de energia não abrigam apenas a rede elétrica. Em muitos casos, a estrutura também é compartilhada com cabos de internet e telefonia de empre

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)