Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Jirau Energia alcança geração energética de mais de 8.873 GWH no 1º quadrimestre de 2022


Jirau Energia alcança geração energética de mais de 8.873 GWH no 1º quadrimestre de 2022 - Gente de Opinião

Em celebração ao Dia Mundial da Energia, data que acontece dia 29 de maio para incentivar a transição energética e conscientizar a população sobre a importância das fontes renováveis, a JIRAU ENERGIA divulga os resultados alcançados em geração no início de 2022. Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a produção de energia da Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), atingiu o valor de 8.873.629,91 MWh, quantidade de energia suficiente para abastecer 60,9% da carga da Região Norte do Brasil. Os dados utilizados como referência foram obtidos da Plataforma Integrada de Medição (PIM) e do Painel de Consumo do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com Diretor de Operação da Jirau Energia, Diego Collet, o resultado indica um crescimento de 4,5% em relação à energia produzida no mesmo período do ano passado. Ao longo de todo o ano de 2021, o montante de energia produzida por Jirau alcançou a marca de 16.631.020,32 MWh, que equivaleria ao abastecimento de 37,3% da carga da Região Norte do país. Em escala nacional, representaria o abastecimento de 3,3% da carga de todo o território brasileiro. “Todo time da Jirau Energia está comprometido com a performance operacional, saúde e segurança dos colaboradores e com a responsabilidade socioambiental na geração e comercialização de energia”, enfatizou Diego Collet.

Jirau Energia alcança geração energética de mais de 8.873 GWH no 1º quadrimestre de 2022 - Gente de Opinião

Como a 4ª maior usina geradora de energia elétrica do Brasil em capacidade instalada, a hidrelétrica possui 50 unidades geradores cujas potências somadas equivalem a uma capacidade de 3.750 MW, o que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país.

A usina fornece energia renovável suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas. O fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece desde setembro de 2013, momento em que a primeira unidade geradora entrou em operação comercial.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná

Quatro prisões por furto de energia elétrica foram registradas nesta terça-feira e quarta-feira, em Ji Paraná. Em menos de 24 horas, e após receber

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Conta de energia em atraso? Clientes podem negociar débitos pelo celular com o aplicativo Energisa On

Clientes que possuem contas de energia em atraso podem negociar os débitos sem sair de casa, utilizando o aplicativo Energisa On. Pelo celular, é po

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

Programa de Visita em Santo Antônio reabre no próximo sábado com inscrições gratuitas

O Circuito Energia, programa de visitas turísticas na Hidrelétrica Santo Antônio, Porto Velho (RO), retorna neste sábado (14). Em 2025, a usina que

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

No próximo domingo, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, e a Energisa aproveita para reforçar a importância de ir além da relação comercia

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)