Quinta-feira, 4 de julho de 2019 - 23h27

Nesta sexta-feira (5) às 10h, no Auditório da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, acontece uma audiência pública que vai discutir a suspensão do mais recente ajuste tarifário praticado pela Ceron-Energisa em Rondônia. Estará em debate, principalmente a proposta da deputada federal Mariana Carvalho, que pretende sustar o reajuste promovido em dezembro de 2018, ultrapassando os 25%, e que se encontra em pauta na Câmara dos Deputados. Além da deputada Mariana Carvalho, autora do Projeto de Decreto Legislativa (PDC), estão entre os convidados, o conselheiro estadual de Defesa do Consumidor e autor de Ação Civil Pública contra o reajuste, Gabriel Tomasete; o relator do PDC na Câmara dos Deputados, deputado federal Rafael Motta (RN); o proponente da audiência, deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR); a Defensoria Pública (DPE-RO); a Promotoria do Consumidor do MPE/RO; a Comissão de Defesa do Consumidor da ALE/RO; o Procon-RO; a Fecomercio-RO e o Sindicato das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia e também vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, Raniery Araujo Coelho, considera que é muito importante a participação dos empresários e da população na audiência. “A energia é um fator imprescindível em todos os setores, em especial no comércio e serviços. Temos recebido reclamações de empresas e consumidores que reclamam de aumentos muito elevados. Há também as questões de custos da empresa que precisam ser levados em conta, mas, este é um tema que afeta de forma muito impactante todo o estado e deve ser discutido de forma ampla e transparente. Por isto convidamos as pessoas para participar da audiência, é importante esta discussão que pode influir nos rumos do projeto em tramitação na Câmara Federal e no desenvolvimento de Rondônia”, afirmou. No Acre, uma decisão da Justiça revogou na última segunda-feira (1º) o reajuste de 20% praticado desde dezembro de 2018.
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix
Desde agosto de 2025, a Energisa realiza a campanha Show de Prêmios Energisa, que já premiou 35 clientes no estado e segue até 30 de abril de 2026.

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes
Quem amplia a casa, abre um negócio ou compra novos equipamentos elétricos precisa ficar atento: sempre que houver aumento no consumo de energia, é

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval
A Energisa realizou uma reunião com representantes da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) e presidentes de blocos de rua da

Energisa realiza Ideathon em busca de soluções para reduzir acidentes com a rede elétrica
Acidentes na rede elétrica são uma realidade em todo o país e também preocupam Rondônia. Somente em 2025, o estado registrou 10 mortes envolvendo a
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)