Sábado, 7 de março de 2020 - 12h49
Com orçamento para investimento de R$ 644 milhões aprovado para este ano, a Energisa Rondônia está realizando também uma ampla transformação digital. A empresa está adotando os mesmos sistemas e processos das outras nove distribuidoras do grupo. A migração abre espaço para melhorias significativas no relacionamento com os clientes, com maior transparência nas informações prestadas na conta de energia, novos canais de relacionamento por aplicativo e Whatsapp e possibilidade de fazer de forma remota serviços que, até agora, só eram oferecidos nas 56 lojas físicas da empresa.
As novidades começam a ser apresentadas este mês aos clientes. O cronograma de lançamento começa em abril, com um novo modelo de conta de energia, e termina em agosto, com a reformulação dos totens, que hoje só existem nas agências, mas poderão ser instalados em outros locais, como correspondentes. “Vamos fazer uma migração de sistemas, tirando todo o sistema da Ceron. Com isso, as práticas da Energisa RO estarão alinhadas ao que já é feito em algumas das melhores empresas do país, que usam o mesmo modelo de conta e de atendimento digital que será agora oferecido ao rondoniense”, explicou, em coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (06/03), o presidente da concessionária, André Theobald.
As novas tecnologias aumentarão a integração da empresa com as outras distribuidoras do grupo, permitindo acesso a serviços que já são oferecidos em outros estados. “Uma das inovações é o controle de consumo de forma gráfica e a emissão de segunda via sem custos para o cliente nos canais digitais”, salienta. "Os avisos de contas em débito, com risco de corte, também ficaram bem mais visíveis", completa.
As mudanças se baseiam em um amplo estudo realizado pelo Grupo Energisa em oito municípios, de quatro estados diferentes. O estudo compreendeu clientes de vários perfis e renda de até quatro salários mínimos. “O objetivo foi entender a jornada de pagamentos do cliente: como ele recebe a conta, que informações busca, em que situações procura a empresa, como efetua o pagamento. Com isso, conseguimos definir mudanças nas contas, no atendimento e na forma de pagamento”, destaca André Theobald.
A medida deve beneficiar mais de 650 mil clientes, desafogando o fluxo de pessoas nas 56 agências nos 52 municípios do estado. Com a transformação digital e a execução de diversas obras por todo estado, como a construção de subestações em 21 municípios, a Energisa espera alcançar em Rondônia o mesmo nível de satisfação dos clientes que tem em suas operações de Minas Gerais ou da Paraíba, que estão entre as mais bem avaliadas em pesquisas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica.
Sobre a modernização digital, Theobald diz que uma das novidades é o aplicativo Energisa ON, que, a partir de junho, permitirá a integração entre consumidor e empresa 24h por dia. “Além dos serviços que já existem, o Energisa ON será uma opção a mais para quem gosta e precisa de comodidade e rapidez, uma vez que o cliente poderá resolver muitas questões pelo aplicativo”.
Em julho, chega o GISA (atendimento por WhatsApp com base em inteligência artificial) que permitirá um atendimento digital ao cliente. “Então fica assim: em março a gente inicia a campanha, em abril passamos a ter a nova conta de energia, em maio vem o boleto bancário, em junho o Energisa On, em julho vem a Gisa e finalmente em agosto a gente altera o totem. A ideia é trazer modernidade, transparência e facilidade de acesso aos clientes”, resume.
Energisa realiza Ação de Negociação na Zona Leste de Porto Velho
A Energisa Rondônia está promovendo, entre os dias 7 e 11 de julho, uma ação especial de negociação de débitos para os moradores da zona leste de Po
Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de julho
A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e A
Energisa alerta sobre o risco do plantio de árvores perto da rede elétrica
Árvores plantadas próximas à rede elétrica podem causar curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia e até ocasionar acidentes, já que
Nova Tarifa social: Energisa explica como vai funcionar
A Medida Provisória 1.300/2025 ampliou o alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica em todo o país, beneficiando mais de 110 mil famílias de baixa