Quarta-feira, 14 de outubro de 2020 - 17h24

O presidente da Energisa, André Theobald, assinou na terça-feira (13) o contrato das iniciativas do Programa de Eficiência Energética (PEE) para as entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli. Serão investidos cerca de R$ 270 mil nas duas entidades, na troca de lâmpadas por modelos de LED, substituição de condicionadores de ar, além da instalação de 96 placas solares. Tais equipamentos são fundamentais para a economia de energia das entidades, que vivem de filantropia.
O diretor-presidente da Energisa explicou que a execução do trabalho é rápida e traz resultados imediatos nas contas de energia das instituições. Ele lembrou que os investimentos realizados na iluminação pública de 17 municípios do estado desde o ano passado, já geraram quase R$ 1 milhão em economia nas contas das cidades beneficiadas.
“As entidades ganharam um presente de fim de ano, vão começar 2021 com uma grande economia que poderá ser investido em outras frentes. Os trabalhos começam a ser executados na próxima semana e serão finalizados em dezembro desse ano”, garantiu Theobald.
Instalada em mais de dois mil municípios do território nacional, a APAE é uma organização social que promove a atenção e integração à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Na Apae de Porto Velho, a Energisa vai instalar 48 painéis solares, além de trocar 51 lâmpadas, 11 condicionadores de ar. “Esse investimento vai gerar uma economia de 39,34 MWh/ano, consumo proporcional ao equivalente a 21 casas anualmente. Na Casa de Apoio Irmã Gambelli conseguiremos economizar 28,64 MWh/ano”, explicou Talis Henrique Alcantara, especialista em Eficiência Energética.
Com mais de 20 anos de história, a Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, é uma entidade que presta serviços a doentes e familiares que necessitam de acolhimento em Porto Velho, durante o tratamento médico. Para economizar na conta de energia sem diminuir o conforto dos pacientes, a casa contará com 48 painéis solares, além de dois novos condicionadores de ar mais econômicos e 89 lâmpadas LED. “A economia equivale a apagar a luz de mais de 40 casas por um ano, com impacto não apenas na conta, mas também na sustentabilidade dessas instituições”, completou Theobald.
Segundo a presidente da Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, Nazaré Farias, o projeto veio em boa hora. “O dinheiro que a gente pagava energia vai servir para manutenção das pessoas que estão na casa. Vamos comprar mais remédio e comida para atender mais pessoas”, declarou. “A gente agradece a Energisa pela instalação desses equipamentos”, completou Antônio Carlos, presidente da Apae de Porto Velho.

Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Justiça de Rondônia condena duas pessoas por furto de energia
Um homem e uma mulher foram condenados pela Justiça de Rondônia a 1 ano de prisão e ao pagamento de multa pela prática de furto de energia elétrica.

Precisa resolver algo com a conta de luz? Veja os canais de atendimento da Energisa
Quem precisa resolver pendências com a conta de energia, seja pedir segunda via, negociar débitos, trocar a titularidade ou informar falta de luz, n

Conta de Energia: Energisa explica como solicitar mudança de titularidade sem sair de casa
O titular da conta é quem possui a gestão da unidade consumidora, ele tem autonomia para solicitar serviços no local que você está morando, inclusiv

Em 24 horas, quatro pessoas foram presas por furto de energia em Ji-Paraná
Quatro prisões por furto de energia elétrica foram registradas nesta terça-feira e quarta-feira, em Ji Paraná. Em menos de 24 horas, e após receber
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)