Quarta-feira, 19 de abril de 2023 - 16h41
A
Energisa Rondônia realiza investimentos em ações programadas de manutenção na
rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade e
reduzir ocorrências de falta de energia. Somente em 2022, mais de 1800
manutenções foram realizadas na rede elétrica, com um investimento de mais de
R$ 26 milhões.
Para
este ano de 2023, além dos investimentos na manutenção preventiva, a
concessionária deverá investir em obras de instalação de novos equipamentos de
alta tecnologia, construção de novas linhas e ampliação de subestações,
aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia. “Assim como qualquer
equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los
por novos e mais modernos é fundamental para manter o sistema em operação de
forma confiável e segura”, explica o gerente de Operação da Energisa, Filipe
Lima.
A
Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é
um equipamento que permite o isolamento do trecho que recebe a melhoria
da rede elétrica, sem que seja necessário desligar a rede, ou seja, sem que seja
necessário interromper o fornecimento de energia durante a obra.
Porém,
em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é
necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa
informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento
programado por meio do site da empresa, APP EnergisaON, por e-mail
e, em alguns casos, por WhatsApp. O intuito é de que os clientes possam se
planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
Nos
avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a
melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que
pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para
garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população.
Além
do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode
ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações
climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de
forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade
de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor
tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar
tantos os profissionais quantos os clientes”, conclui o gerente.
Canais de atendimento
Site: energisa.com.br
WhatsApp
(Gisa):69 99358-9673
Aplicativo
Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call
Center: 0800 647 0120
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