Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Energia

Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia

Os deputados da Assembleia de Rondônia foram ao Amazonas a convite do presidente da CPI da Amazonas Energia


Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia  - Gente de Opinião

Ao receber a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), e do relator da CPI da Energia Elétrica do estado, deputado Jair Montes (Avante), o presidente da Assembleia do Amazonas, Roberto Cidade (PV), pediu apoio para articular a união dos parlamentares da Amazônia no intuito de, juntos, trabalharem pela diminuição do valor da tarifa de energia elétrica na região. O deputado lembrou que, nesta semana, o Amazonas teve um reajuste de 15,99% no valor da tarifa.

"Vamos enviar um requerimento à Aneel e tentar uma audiência pública em Brasília e buscar saber porque o preço da energia subiu tanto. Privatizaram e piorou. Precisamos unir forças para que possamos olhar com carinho para nossa população que clama por uma conta mais barata”, disse Cidade.

A proposta foi prontamente aceita pelo parlamentares rondonienses. Jair Montes, inclusive, destacou que é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quem decide, sem qualquer tipo de consulta aos estados, os reajustes na conta de energia.

“O grande caos que temos é a Aneel. Eles fazem o que querem. Nós não temos poder de baixar energia, só eles. Nós (de Rondônia e Amazonas) geramos energia e estamos pagando a energia mais cara do Brasil. A população quer uma energia com preço justo”, destacou. 

Intercâmbio

Os deputados da Assembleia de Rondônia foram ao Amazonas a convite do presidente da CPI da Amazonas Energia, Sinésio Campos (PT), para um intercâmbio. Recentemente, o parlamento rondoniense concluiu a CPI da Energia. O relatório final, inclusive, foi compartilhado com os membros do colegiado amazonense.

Roberto Cidade destacou a importância desta troca de experiências e agradeceu a visita.

“Estamos recebendo o relatório da CPI da Rondônia que, com certeza, vai ajudar muito os membros da CPI da Assembleia a fazer um grande trabalho contra essa empresa que vem prejudicando o nosso Amazonas e prejudicou muito Rondônia”, destacou.

Mais Sobre Energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate novo recorde de geração de energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate novo recorde de geração de energia

A Hidrelétrica Santo Antônio bateu novo recorde de geração de energia com mais de 18 milhões de MWh ( 18.144.866,74 MWh) gerados ao longo de 2021. 

Jirau Energia entrega equipamentos para Semusa em Porto Velho

Jirau Energia entrega equipamentos para Semusa em Porto Velho

A JIRAU ENERGIA entregou no dia 15 para a Secretaria de Saúde de Porto Velho, a Semusa, equipamentos para o enfrentamento ao coronavírus e doenças c

Santo Antônio Energia reafirma comprometimento com Porto Velho e irá concluir as  obras do complexo da Madeira-Mamoré

Santo Antônio Energia reafirma comprometimento com Porto Velho e irá concluir as obras do complexo da Madeira-Mamoré

A Santo Antônio Energia fez nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho para  concluir as obras de revitalização da praça da Estrada de Ferro Made

Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito  imediato no teto da alíquota de energia

Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito imediato no teto da alíquota de energia

Com o objetivo de evitar que governadores consigam estender para depois de 2024 a aplicação do teto de 17% sobre a alíquota de ICMS sobre energia el