Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Energia

Deputada federal Jaqueline Cassol defende a redução na tarifa de energia em Rondônia


Deputada federal Jaqueline Cassol defende a redução na tarifa de energia em Rondônia - Gente de Opinião

Parlamentar participou de protesto contra reajuste, em Cacoal.

Atenta à insatisfação da população rondoniense sobre o aumento abusivo na tarifa de energia, a deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), acompanhada da bancada de Rondônia, participará de audiências em Brasília para discutir o reajuste.

Na quarta-feira (20/02) a bancada parlamentar e o Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor de Rondônia, Gabriel Tomasete, se reúnem com o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) e posteriormente com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque.

O Objetivo dos encontros é sensibilizar o governo sobre o impacto negativo gerado pelo aumento e tentar reverter o reajuste.

Manifestação Popular

Na última sexta-feira (15/02) a população rondoniense foi às ruas protestar contra o aumento na energia. A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) participou da manifestação realizada em Cacoal. Moradores do município se reuniram em frente à sede da Eletrobrás, na Avenida São Paulo.

Também houve registro de protesto nas cidades de Alto Alegre do Parecis, Alta Floresta, Ariquemes , Cerejeiras, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno , Rolim de Moura São Miguel do Guaporé,  Vilhena, além da capital Porto Velho.

As Manifestações foram convocadas pela sociedade organizada, associações comerciais, sindicatos e Conselho Estadual de Defesa do Consumidor de Rondônia.

Para Jaqueline Cassol a união da população  e da bancada de Rondônia são essenciais para mostrar ao governo federal a insatisfação de todos sobre essa decisão “O povo do estado e seus parlamentares agindo e se manifestando alinhados, com um único objetivo deve facilitar a compreensão do governo federal sobre os impactos negativos gerados por esse aumento na energia. Conseguimos reuniões essa semana em Brasília, vamos trabalhar no sentido de convencer o ministro de minas e energia que esse aumento abusivo pode quebrar o estado de Rondônia”.

Reajuste

No dia 11 de dezembro de 2018 a ANEEL comunicou que aprovou reajuste tarifário para os 641 mil consumidores do estado de Rondônia. O aumento aprovado foi de 27,12% para consumidores industriais e 24,72% para residências.

Mais Sobre Energia

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

O Senado aprovou, nesta segunda-feira (25), um projeto de lei (PL) que proíbe o corte de luz por falta de pagamento em vésperas do fim de semana. De a

Deputado Alex Redano critica projeto que prevê desconto bilionário para a Energisa

Deputado Alex Redano critica projeto que prevê desconto bilionário para a Energisa

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (29) para manifestar a sua rejeição à aprovação do projeto de lei, d

Aneel vai propor uso de fundos de R$ 23 bi para mitigar impacto de empréstimo nas contas de luz

Aneel vai propor uso de fundos de R$ 23 bi para mitigar impacto de empréstimo nas contas de luz

Para além dos empréstimos bilionários que tem um potencial de gerar novos tarifaços, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai propor o u