Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia

O curso trouxe novos conhecimentos obtidos por meio de pesquisa e transferência de tecnologia aos participantes


Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia - Gente de Opinião

A Jirau Energia em parceria com a EMBRAPA /RO ofereceu no mês de setembro o curso sobre o sistema de produção de abacaxi na modalidade online, com duração de 14 horas divididos em dois dias e contou com 95 participantes. A atividade faz parte do projeto intitulado “Feijão com Arroz” subsidiado com recurso do Subcrédito Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está em sua segunda fase, trazendo novos conhecimentos por meio de pesquisa e transferência de tecnologia aos participantes visando complementar o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

O objetivo principal do curso foi capacitar os participantes para atuar em sistemas de produção de abacaxi suprindo a demanda técnica sobre o cultivo no Estado de Rondônia e reunir informações técnicas sobre a cultura, sensibilização dos produtores para os aspectos importantes relacionados a este sistema, obtenção de maior produtividade e, consequentemente, geração e diversificação de renda com a execução de mais esta atividade.

O curso abordou assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização. Também foram apresentados o uso correto de indutor de florescimento na roseta floral da planta, técnica que proporciona um melhor planejamento da colheita por parte do produtor, além do alto índice de frutificação e o uso de novas cultivares mais resistentes e adaptadas à região.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, informou que a parceria do empreendimento com a EMBRAPA foi firmada em 2011 e tem trazido diversos benefícios aos produtores da região. “Nosso objetivo é fomentar também o plantio do abacaxi para atendimento à agricultura familiar e plantio comercial, melhorando a renda do produtor e, consequentemente, a qualidade de vida”, enfatizou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conta de Energia: clientes que pagam a fatura em dia já ganharam prêmios em Rondônia

Conta de Energia: clientes que pagam a fatura em dia já ganharam prêmios em Rondônia

Manter a conta de energia em dia já trouxe uma surpresa positiva para dezenas de consumidores em Rondônia. Desde agosto de 2025, mais de 40 clientes

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Cada vez mais presentes em diferentes áreas do setor elétrico, as mulheres vêm mostrando que dedicação, coragem e vontade de aprender são capazes de

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

A Rovema Energia apresenta a Bateria Slim, uma solução moderna de armazenamento de energia desenvolvida para garantir autonomia e segurança em situa

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha como é calculada a fatura mensal

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha como é calculada a fatura mensal

Você sabe realmente para onde vai o valor que paga na sua conta de energia? Segundo a Energisa, a maior parte do que é cobrado dos consumidores não

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)