Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia

O curso trouxe novos conhecimentos obtidos por meio de pesquisa e transferência de tecnologia aos participantes


Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia - Gente de Opinião

A Jirau Energia em parceria com a EMBRAPA /RO ofereceu no mês de setembro o curso sobre o sistema de produção de abacaxi na modalidade online, com duração de 14 horas divididos em dois dias e contou com 95 participantes. A atividade faz parte do projeto intitulado “Feijão com Arroz” subsidiado com recurso do Subcrédito Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está em sua segunda fase, trazendo novos conhecimentos por meio de pesquisa e transferência de tecnologia aos participantes visando complementar o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

O objetivo principal do curso foi capacitar os participantes para atuar em sistemas de produção de abacaxi suprindo a demanda técnica sobre o cultivo no Estado de Rondônia e reunir informações técnicas sobre a cultura, sensibilização dos produtores para os aspectos importantes relacionados a este sistema, obtenção de maior produtividade e, consequentemente, geração e diversificação de renda com a execução de mais esta atividade.

O curso abordou assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização. Também foram apresentados o uso correto de indutor de florescimento na roseta floral da planta, técnica que proporciona um melhor planejamento da colheita por parte do produtor, além do alto índice de frutificação e o uso de novas cultivares mais resistentes e adaptadas à região.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, informou que a parceria do empreendimento com a EMBRAPA foi firmada em 2011 e tem trazido diversos benefícios aos produtores da região. “Nosso objetivo é fomentar também o plantio do abacaxi para atendimento à agricultura familiar e plantio comercial, melhorando a renda do produtor e, consequentemente, a qualidade de vida”, enfatizou.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Dois estabelecimentos comerciais foram flagrados, na quinta-feira (19), consumindo energia por meio de ligação direta na rede elétrica, sem medidor.

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

O pagamento da conta de energia via PIX já é a principal escolha dos clientes da Energisa Rondônia. Em 2025, a média anual de adesão à modalidade fo

Energisa lança edital de inovação aberta para desenvolver mercado de flexibilidade energética

Energisa lança edital de inovação aberta para desenvolver mercado de flexibilidade energética

Até o dia 25 de fevereiro, startups, universidades, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, além da indústria, podem se inscrever na c

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Energia recuperada por furto em Rondônia daria para abastecer uma cidade como Cacoal

Nas ações de combate ao furto de energia em 2025, a Energisa Rondônia identificou mais de 44 mil irregularidades em unidades consumidoras com ligaçõ

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)