Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Opinião

Embaixadas ucranianas transformadas em agências de propaganda? + Discórdia entre Berlim e Kiev + Os oligarcas da Ucrânia


Embaixadas ucranianas transformadas em agências de propaganda? + Discórdia entre Berlim e Kiev + Os oligarcas da Ucrânia - Gente de Opinião

EMBAIXADAS UCRANIANAS TRANSFORMADAS EM AGÊNCIAS DE PROPAGANDA?

 

Fomento do divisionismo entre ucranianos e agitação contra o PCP

 

A embaixada Ucraniana discrimina os próprios cidadãos procurando distingui-los em ucranianos e russos quando a interculturalidade se encontra na Ucrânia de mistura. Uns e outros são vítimas da violência e da guerra.

Também em Portugal, a Embaixada Ucraniana está a revelar-se como divisionista, de espírito nacionalista pidesco ao avisar publicamente que há associações pró-russas como se o seu povo fosse homogéneo quando 20% dos cidadãos ucranianos são de tradição russa (dos 45 milhões de ucranianos 32 milhões têm ucraniano como língua materna). Será que querem perseguir os próprios cidadãos como era praxe na Ucrânia?...

Agora a associação do seu agrado “Associação de Refugiados Ucranianos (UAPT) vem dizer que não compreende a razão por que “as organizações não filtram as pessoas que lá trabalham» e, por outro, «como é que Portugal, um país democrático, continua a ter um partido como o PCP». De lembrar que Selensky, no final de 2021 condecorou um dos líderes do batalhão neonazi Azov, e posteriormente proibiu a actividade de 11 partidos políticos, incluindo o maior partido da oposição, acusados de serem pró-russos.

A sua embaixatriz (Inna Ohnivets) em Portugal imiscui-se em assuntos de administração interna como se deu no problemático caso de Setúbal e de uma associação de ucranianos afecta à Embaixada que vem reclamar que o PCP deveria ser ilegalizado como tinham ilegalizado o comunismo em 2014 aquando do derrube do governo de então e do começa da guerra civil.

Na manifestação do 25 de Abril a embaixatriz alinhou ao lado do partido Iniciativa Liberal, mostrando-se partidária.

Dá a impressão que querem para Portugal as mesmas relações que reinam na sociedade na Ucrânia.

Uma batata quente melindrosa e por esclarecer será o envolvimento da embaixada no recrutamento de membros nazis portugueses para o exército ucraniano!...

O espírito dos que agora atacam o PCP é o mesmo dos que antes atacavam o CDS e jubilaram quando este deixou de estar na AR.

A embaixatriz ucraniana parece ser do mesmo cariz do seu colega embaixador na Alemanha (Melnyk) que diz “Todos os russos são inimigos” …. Não se pode compreender como gente surgida à sombra de oligarcas ucranianos, como foi o caso do atual presidente da Ucrânia, se arrogue o direito de atacar partidos da democracia portuguesa e de lhe dar lições…

Esta tática divisionista revela-se certamente como uma eficiente estratégia de polémica porque será bem acatada numa sociedade portuguesa demasiadamente virada para a discussão partidária!

É preciso estar-se atentos para que representações diplomáticas e associações não se tornem em agências do nacionalismo seja de que tipo for (4).

António da Cunha Duarte Justo

Texto completo e notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7417

 

DISCÓRDIA ENTRE BERLIM E KIEV

 

PRESIDENTE DA ALEMANHA CONSIDERADO “PERSONA NON GRATA” E CHANCELER SCHOLZ APELIDADO DE “SALSICHA DE FÍGADO OFENDIDA”

 

O presidente da Ucrânia, Selensky, preferia que fosse o chanceler Scholz a visitar Kiev, para que através da sua peregrinação, à imagem de outros políticos, ficasse comprometido, de maneira a tornar-se parceiro de guerra…

Como o chanceler não tem aceitado a pressão feita, o embaixador ucraniano na Alemanha atacou Scholz qualificando-o de “salsicha de fígado ofendida”…

A visita a Kiev simboliza total empenho pela Ucrânia e é símbolo de alinhamento aos interesses dos EUA em dominar a Rússia e uma acedência a uma guerra total contra a Rússia, como é desejo do presidente ucraniano…

Na sociedade civil alemã surgiu grande inquietação perante a arrogância ucraniana, o que levou Selensky a telefonar agora a Steinmeir. Isto no sentido de conseguir, pouco a pouco, poder legitimar perante o povo alemão uma possível saída do embaraço!

Os políticos alemães têm revelado muita paciência com os descarrilamentos do primitivismo da diplomacia ucraniana, por respeito aos USA.

António da Cunha Duarte Justo

Ver texto completo em Pegadas do Tempo,  https://antonio-justo.eu/?p=7419

 

OS OLIGARCAS DA UCRÂNIA

 

O Arquivo Taz apresentou os sete super-ricos da Ucrânia de 2021 publicados na Fobes (1); estes têm/tiveram grande influência nos acontecimentos da Ucrânia.

A partir de 2021, Rinat Akhmetov é o cidadão mais rico da Ucrânia, com uma fortuna de cerca 7,6 mil milhões de US-Dólares.

Viktor Pinchuk rem 2,25 mil milhões: o magnata do aço de 61 anos manteve-se durante muito tempo cem ligação com políticos pró-russos.

Petro Poroshenko, o rei do chocolate comanda uma fortuna no valor de 1,45 mil milhões e foi também presidente da Ucrânia até 2019 (Pro USA). Desde o início da guerra, Poroshenko tem-se mostrado em uniforme militar e garantiu a Selenskyj o seu firme apoio.

Ihor Kolomojskyj tem 1,45 mil milhões e financia um batalhão de voluntários.

O oligarca Ihor Kolomojskyj transformou o actor Selenskyj numa figura de identificação ucraniana com a série televisiva "Servo do Povo". Selenskyj ganhou então (2019) as eleições presidenciais com a lista do mesmo nome.

Kolomojskyj , para além do banco (ver nota), criou um conglomerado com participações em companhias aéreas, engenharia mecânica, indústria alimentar, química, petrolífera e siderúrgica e o sector dos media…

António da Cunha Duarte Justo

Texto completo e notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7408

 

O PATRIARCA KIRILL TAMBÉM SERÁ POSTO NA LISTA DE SANÇÕES DA EU?

 

O Serviço Estrangeiro Europeu e a Comissão da UE apresentaram uma proposta aos estados membros desse impor sanções ao chefe religioso russo!

Aparentemente, a UE está preparando uma guerra total pretendendo exercer também grande influência nas questões internas da Rússia!

Na Europa já existem "sanções" contra os cidadãos que se empenham por mais esforço contra o belicismo e que não sigam a enxurrada do mainstream.

O que me parece mais estranho é que a EU se empenhe tanto contra a lavagem de cérebro na Rússia e usem todos os meios possíveis para motivar tudo e todos a apoiar uma guerra que querem sua.

O desejo político-militar de uma guerra total não deixa nada de fora e procura motivar as populações a serem envolvidas na contenda dos dois imperialismos: o imperialismo dos USA/NATO e o imperialismo russo!

Os cidadãos já se encontram no meio da guerra da informação e foram os primeiros a perder a guerra!

Atendendo à convicção já expressa, a questão a colocar-se será: Querer insistir em ter razão ou em sobreviver?

Há situações em que não chega o direito a “ter razão” porque uma atitude responsável sabe que a melhor razão será o compromisso de uma razão partilhada, a única possibilitadora de futuro.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7429

Mais Sobre Opinião

A arte de questionar + O batalhão Azov rendeu-se + A adesão da Finlância e Suécia à nato possibilita o controlo dos usa sobre a Rússia

A arte de questionar + O batalhão Azov rendeu-se + A adesão da Finlância e Suécia à nato possibilita o controlo dos usa sobre a Rússia

A ARTE DE QUESTIONAR Uma sociedade-ideologia-opinião que não se questiona não avança O filósofo Sócrates usava do método maiêutico (arte de realizar

Rondônia: um dos estados mais violentos do Brasil

Rondônia: um dos estados mais violentos do Brasil

Rondônia se apresenta, hoje, como um dos estados mais violentos da federação. Essa afirmação não é minha. Quem garante isso é o Núcleo de Estudos da

Dr. Santana, obrigado!

Dr. Santana, obrigado!

Se tem uma coisa que me deixa extremamente desconfortável é com a danada da ingratidão.  Aprendi,  desde tenra idade,  que, quem dá geralmente não es

Finlândia e Suécia solicitam precipitadamente a admissão à nato + Família + Eurovisão da canção 2022 - Ucrânia

Finlândia e Suécia solicitam precipitadamente a admissão à nato + Família + Eurovisão da canção 2022 - Ucrânia

FINLÂNDIA E SUÉCIA SOLICITAM PRECIPITADAMENTE A ADMISSÃO À NATO50° Aniversário da Política alemã de Mudança através de AproximaçãoCom a solicitação