Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Opinião

Bento XVI critica os representantes da igreja alemã + Antissemitismo e extremismo em voga + Já 3.462 cristãos assassinados este ano na Nigéria


Bento XVI critica os representantes da igreja alemã + Antissemitismo e extremismo em voga + Já 3.462 cristãos assassinados este ano na Nigéria - Gente de Opinião

BENTO XVI CRITICA OS REPRESENTANTES DA IGREJA ALEMÃ

 

Além de Funcionários Pessoas de Fé


As palavras do Papa emérito, proferidas numa entrevista ("Últimas Conversas"), com o jornalista Tobias Winstel, publicada no " Herder Korrespondenz”, causaram um certo desconforto e irritação nos meios alemães e polémica na igreja católica. 

Bento XVI assumiu um tom surpreendentemente crítico em relação à "igreja oficial" da Alemanha e advertiu para o perigo de uma igreja e doutrina sem fé. "A doutrina deve desenvolver-se na e da fé, não ficar ao lado dela".

Bento XVI responsabiliza os representantes da Igreja na Alemanha pelo “êxodo do mundo da fé” (abandono da igreja) e lamenta que nos textos oficiais da Igreja só fale o cargo - não o coração e o espírito:  "Enquanto apenas a repartição, mas não o coração e o espírito, falar em textos oficiais da igreja, o êxodo do mundo da fé continuará". Ele espera "um verdadeiro testemunho pessoal de fé por parte dos porta-vozes da igreja". Também constata: "Nas instituições eclesiásticas - hospitais, escolas, Caritas - muitas pessoas estão envolvidas em posições decisivas, mas não partilham a missão interior da igreja e assim muitas vezes obscurecem o testemunho desta instituição (1).”

 

Ao fazer isso, ele critica, indiretamente, também o conflito entre as forças orientadas para a reforma (liberais) e as forças conservadoras. As divergências manifestam-se e são cada vez mais latentes no episcopado e em diferentes grupos de leigos.

 

Conservadores e Reformadores encontram-se organizados sobretudo nas organizações "Nós somos Igreja" e no “Fórum dos Católicos Alemães”.

 

"Nós somos Igreja" é uma organização liberal de católicos reformadores, resultante de uma petição (de 2,3 milhões de católicos na Áustria e na Alemanha) para reformas na Igreja e que se formou em 1995; os conservadores, cinco anos depois, organizaram-se no  “Fórum dos Católicos Alemães” (2). Além destas sobressai na opinião pública o grupo reformista de mulheres “Maria 2” e o grupo “O Caminho”.

 

Já numa entrevista anterior Bento XVI tinha também questionado o sistema do imposto para a Igreja (3).

 

Neste contexto, também se distancia da escolha das palavras do seu famoso “discurso de Friburgo”, no qual tinha apelado à “retirada da Igreja católica do mundo” (4).

 

Há um receio fundado de os conservadores na Igreja se servirem disto para resistirem à renovação iniciada pelo Papa Francisco.

 

Enfim, uma questão contenciosa, dado Bento XVI se pronunciar sobre política da igreja. De facto, na Alemanha grupos de católicos conservadores e liberais e bispos conservadores (em torno do Cardeal Woilki) e bispos reformistas (em torno do Cardeal Marx) não são moderados nas suas posições, o que pode não ser benéfico para a Igreja Católica global, devido à influência que a igreja alemã tem.  

 

O Papa emérito, que tinha prometido viver "escondido do mundo", talvez, como alemão e devido à excitação na igreja alemã, se sentisse agora necessitado a proporcionar, aos representantes da igreja alemã e aos organizadores das alas católicas, mais reflexão e a serem "verdadeiro testemunho pessoal de fé".

 

 

No meio de tudo isto, o apóstolo Paulo continua a advertir: «Se um membro sofre, todos sofrem com ele; e se um membro é homenageado, todos se alegram com ele. Vós sois o corpo de Cristo e cada um no seu lugar faz parte dele» (1Cor 12,26-27).

António CD Justo

Notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6690

 

ANTISSEMITISMO E EXTREMISMO EM VOGA

Jean-Paul Sartre, no Retrato do antissemita (1945) dizia: “Antissemitismo não é só a alegria do ódio; ele também consegue disposição positiva: na medida em que trato os judeus como seres inferiores e prejudiciais, afirmo, ao mesmo tempo, pertencer a uma elite”(1).

Lamentavelmente, por toda a Europa, assiste-se, atualmente, ao crescimento do antissemitismo, da xenofobia e da intolerância em relação ao outro, ao diferente! O mesmo se poderia dizer em muitos casos de posições de um adepto de um partido em relação ao partido adversário ou em relação a mundivisões diferentes.

Em tempos de crise e de eleições não é fácil argumentar sem generalizar nem demonizar o adversário. Cada um aponta para a parte suja do rosto do outro para com ela distrair e encobrir a parte suja do próprio rosto.

Se cada um reconhecesse esta prática então ninguém seria tão categórico na sua opinião. Então a discussão passaria a ser em torno da resolução dos problemas concretos e não no ataque do adversário de que se usa em proveito da própria identificação!  

Nestas coisas, os intelectuais ou multiplicadores sociais, têm muita responsabilidade, especialmente no nosso tempo em que em vez da moderação se espalha a radicalização. Cada qual se encontra absorto nas próprias preocupações, o que nos dificulta ver o que acontece realmente à nossa roda.

Todos trazemos em nós o judeu e a sua sombra; Judeu és tu, judeu sou eu!

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6674

  1. A citação de Sartre em alemão que vi ao visitar um museu em Kassel: „Der Antisemitismus ist nicht nur die Freude am Hass; er verschafft auch positive Lust: indem ich den Juden als ein niederes und schädliches Wesen behandle, behaupte ich zugleich, einer Elite anzugehören.“ Jean-Paul Sartre, Portrait des Antisemiten (1945)

 

JÁ 3.462 CRISTÃOS ASSASSINADOS ESTE ANO NA NIGÉRIA

 

 

A Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito relata (24.07.2021) que, nos últimos seis meses, um total de 3.461 cristãos nigerianos foram mortos por muçulmanos radicais. Já em 2020 tinham sido mortos 3.530 cristãos na Nigéria em nome do Islão. Até agora o maior número de cristãos assassinados foi acima de 5.000 em 2014 sob ataques do Boko Haram e vários grupos jihadistas.

 

É também preocupante o número crescente de igrejas que estão sendo ameaçadas, destruídas e queimadas (cerca de 300 até agora neste ano) e 10 padres e pastores foram vítimas de sequestro ou assassinato.

 

Os mesmos jornais, autoridades e políticos europeus que se preocupam para que não se mencione nos jornais a nacionalidade e a religião de criminosos muçulmanos na Europa, calam o genocídio que está a ser feito por muçulmanos aos Cristãos na Nigéria e ignoram também a discriminação e opressão do cristãos em Estados de proveniência dos muçulmanos emigrados para o ocidente. .

De acordo com o The World Factbook, na Nigéria os cristãos representam 40 a 45% da população e os muçulmanos 50%. Os cristãos vivem mais no sul e os muçulmanos mais a norte.

Os muitos ataques efectuados pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram são particularmente graves. Acredita-se que o grupo já sequestrou mais de 2.000 meninas e mulheres.

 

Nenhuma religião é perseguida tão fortemente no mundo como o Cristianismo.

Sob a cumplicidade do Ocidente e das ideologias afins ao islão assiste-se na modernidade a uma conquista subcutânea do Ocidente, apenas interessado no desenvolvimento económico e na compensação da diminuição europeia da natalidade, através da imigração.

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6671

 

O LÍDER DA "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS" MORREU

Otelo Sarava de Carvalho, o mais controverso cabeça do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, morreu no domingo passado (25.07.2021) na idade de 84 anos.

"A revolta quase sem sangue deve o seu nome às flores que a multidão animada pôs nos canos das espingardas dos soldados da revolução” (HNA).

Na altura da morte manda o respeito que se poupe o defunto!

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6683

Mais Sobre Opinião

Senador quer taxar as grandes fortunas

Senador quer taxar as grandes fortunas

A necessidade, urgente e inadiável, de um mínimo de consenso nacional a respeito de nossos mais graves problemas e como superá-los vem sendo empurra

A César o que é de César e a Deus o que é de Deus + conferência de ajuda ao Afeganistão

A César o que é de César e a Deus o que é de Deus + conferência de ajuda ao Afeganistão

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUSO nó górdio do islão é a união de cultura e religião! E isto é que os políticos ocidentais parece

Nem Lula nem Bolsonaro, e agora?

Nem Lula nem Bolsonaro, e agora?

Apesar de alguns institutos de pesquisas apontarem Lula como preferido nas intenções de voto do eleitor na corrida pela presidência da República em

Igreja peregrina - dois anos de Sínodo com bispos e leigos + A Saxónia proíbe o uso da linguagem ideológica do género nas escolas + Tempos de covid-19

Igreja peregrina - dois anos de Sínodo com bispos e leigos + A Saxónia proíbe o uso da linguagem ideológica do género nas escolas + Tempos de covid-19

IGREJA PEREGRINA - DOIS ANOS DE SÍNODO COM BISPOS E LEIGOS Francisco concretiza o seu Programa pontifical no Caminho sinodal universal (10.2021 a 10.2