Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto


Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto - Gente de Opinião

Com pesar tomei conhecimento dia 13.02.2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.

A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.

A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.

Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB,uma chaga social que envergonha o país dos desempregados,  para se tornar famoso.

Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.

Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado “in-memorian” pelo Presidente República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável. Descanse em paz Professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.

Vasco Vasconcelos, escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília-DF

Vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Autodefesa ou autoblindagem?

Autodefesa ou autoblindagem?

Apresentada como autodefesa do Poder Judiciário, a decisão do STF na ADPF 1.259 pode acabar funcionando como autoblindagem. Onde termina a proteção

Conteúdos aprofundados e úteis ao leitor ganham força como motores de menções naturais

Conteúdos aprofundados e úteis ao leitor ganham força como motores de menções naturais

A disputa por visibilidade digital segue estimulando empresas, especialistas e produtores de conteúdo a buscarem formas mais consistentes de ampliar

Os arautos do mercado no setor elétrico brasileiro

Os arautos do mercado no setor elétrico brasileiro

“ Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”"Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", música de Geraldo

Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

Formar novos leitores é uma tarefa cheia de desafios. Esse tema se torna mais difícil por conta das transformações tecnológicas em que o acesso à in

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)