Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Artigo

Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto


Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto - Gente de Opinião

Com pesar tomei conhecimento dia 13.02.2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.

A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.

A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.

Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB,uma chaga social que envergonha o país dos desempregados,  para se tornar famoso.

Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.

Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado “in-memorian” pelo Presidente República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável. Descanse em paz Professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.

Vasco Vasconcelos, escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília-DF

[email protected]br

Mais Sobre Artigo

É preciso amar a cidade

É preciso amar a cidade

Pouco menos de quatro meses nos separam das eleições municipais. Em novembro vamos escolher vinte e um vereadores e o cidadão ou cidadã que governar

Parlamento da UE transformado em circo itinerante? + justiça alemã a colaborar com a Turquia contra Marxistas/Leninistas?

Parlamento da UE transformado em circo itinerante? + justiça alemã a colaborar com a Turquia contra Marxistas/Leninistas?

PARLAMENTO DA UE TRANSFORMADO EM CIRCO ITINERANTE?110 milhões de euros mensais "para o gato”O Parlamento Europeu reúne-se regularmente em Bruxelas, ma

Tentando desenhar pedagogicamente, porque a hidroxicloroquina e suas derivações, são ineficazes no combate ao covid 19.

Tentando desenhar pedagogicamente, porque a hidroxicloroquina e suas derivações, são ineficazes no combate ao covid 19.

Todo o esforço científico até agora, na busca de encontrar um medicamento, capaz da cura da covid 19, ainda não se concretizou efetivamente.  A ciên

Pensar grande é ajudar o pequeno

Pensar grande é ajudar o pequeno

O Brasil começa a discutir os parâmetros para reconstruir a economia. Na retomada, que será gradual, é inafastável reabrir as atividades com segurança