Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto


Tributo ao Professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto - Gente de Opinião

Com pesar tomei conhecimento dia 13.02.2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.

A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.

A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.

Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB,uma chaga social que envergonha o país dos desempregados,  para se tornar famoso.

Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.

Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado “in-memorian” pelo Presidente República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável. Descanse em paz Professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.

Vasco Vasconcelos, escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília-DF

Vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pubalgia em atletas amadores cresce e exige reabilitação mais longa do que parece

Pubalgia em atletas amadores cresce e exige reabilitação mais longa do que parece

Pubalgia virou um nome cada vez mais comum entre quem corre, joga futebol no fim de semana, pedala, faz cross training ou treina musculação com foco

Porque o governo não deve concluir Angra 3*

Porque o governo não deve concluir Angra 3*

O setor nuclear brasileiro tem em sua trajetória um passado nebuloso, repleto de episódios controversos. Desde o contrabando e exportação de areias

A última barricada

A última barricada

“Não acompanheis os que, no pretório ou no júri, se convertem de julgadores em verdugos, torturando o réu com severidades inoportunas, descabidas ou

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão"  (Atribuído a Albert Einstein***, físico teórico alemão, um dos maio

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)