Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020 - 17h55

Com pesar tomei conhecimento dia 13.02.2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.
A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.
A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.
Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB,uma chaga social que envergonha o país dos desempregados, para se tornar famoso.
Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.
Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado “in-memorian” pelo Presidente República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.
Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável. Descanse em paz Professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.
Vasco Vasconcelos, escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília-DF
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pet shop que vive só de ração perde mercado
O varejo pet brasileiro precisa encarar uma verdade desconfortável de que depender majoritariamente da venda de ração deixou de ser um modelo suste

Fim dos contratos e aumentos das tarifas elétricas (1)
“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece é diz que é mentira, é um criminoso” Bertolt Brecht (dramat

Como usar a energia de libra para melhorar relacionamentos
Libra é tradicionalmente associado ao equilíbrio, à diplomacia e à busca por harmonia nas relações. Regido por Vênus, planeta ligado ao afeto e à c

Como escolher um cartão de crédito mais barato?
Escolher um cartão de crédito pode parecer simples, mas nem todos oferecem condições vantajosas para o bolso. Muitos consumidores acabam pagando tax
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)