Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Tocar adiante para vencer a crise e recuperar nossa capacidade de trabalho


Tocar adiante para vencer a crise e recuperar nossa capacidade de trabalho - Gente de Opinião

Bom dia, boa tarde, boa noite. Frase típica de identificação do comunicador Luciano Pires e que tem tudo a ver com o que passamos agora. Não sei quando vai ler estas poucas palavras e nem em que situação elas vão lhe encontrar, mas vão encontrar você.

Estamos vivendo uma realidade que jamais sonhamos e que nenhum vidente teria previsto no pior cenário que pudesse imaginar. Ainda lembro tantos economistas dizendo que em 2020 o Brasil iria decolar economicamente e só precisávamos cuidar do que aconteceria com as quirelas entre Estados Unidos e China, para não atrapalhar nossas exportações. E olha só onde estamos agora!! Estamos todos preocupados com um vírus que tem mantido metade da população em casa por todo o mundo.

E você que está com seu pequeno negócio fechado, sem poder trabalhar, sem poder tocar adiante o sonho que muitas vezes pode ter consumido a reserva financeira de sua vida. Como tocar a vida adiante? Como fazer para manter o João e a Maria, seus dois primeiros empregados?

Calma, a primeira coisa é colocar a cabeça em ordem. O negócio que você tem pode abrir? Está liberado para trabalhar pelo decreto do governo estadual ou municipal? Então coloca o povo para trabalhar, com todo o cuidado, com equipamentos de proteção para você e seus colaboradores.  Não tenha medo, coloque álcool gel à disposição dos clientes e um colaborador na porta, com a missão de organizar a entrada das pessoas para não haver aglomeração. Veja que produtos você tem que poderiam ser ofertados por um preço menor para os clientes, uma promoção vem bem a calhar agora. Você tem produtos que os clientes precisem mais neste período de quarentena, então reforce a venda, chame a atenção para eles.

Ih, mas você não está neste grupo que pode trabalhar. Sua empresa está fechada há mais de 45 dias sem poder vender um parafuso. Aí é um pouco mais difícil, mas não há nada impossível quando você acredita e corre atrás. Já pensou em vender seus produtos para entrega direta ao consumidor? Mas não sei como fazer isso? Tem algum lugar que eu possa anunciar e me tornar conhecido? Tem muitos lugares, tem todas aquelas redes sociais que você só utilizava para mandar mensagens aos amigos, isso mesmo, elas agora podem ser o seu canal de vendas.

O que importa é jamais baixar a cabeça e jogar a toalha. Lembre-se, com persistência, objetividade e dedicação toda crise pode ser vencida.


*Carlos Berti Niemeyer é Contador, Auditor e Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae em Rondônia.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Quais são as doenças identificadas por colonoscopia mais comuns?

Quais são as doenças identificadas por colonoscopia mais comuns?

Cuidar da saúde intestinal é cuidar de uma parte essencial do bem-estar e da qualidade de vida. Apesar do receio que muitos sentem ao ouvir falar em c

Do QR Code ao Pix: pagamentos diretos no celular

Do QR Code ao Pix: pagamentos diretos no celular

Receber pagamentos por Pix se tornou algo comum no dia a dia dos brasileiros. Mas para quem vende produtos ou presta serviços, encontrar uma forma d

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

O Ministro Gilmar Mendes declarou que deve haver uma lei proibindo a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil. Tenho grande admiração e já escrevo livro

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)