Terça-feira, 15 de abril de 2025 - 16h59
Vivemos em uma era em que cada pessoa e empresa
pode ser sua própria emissora de conteúdo. A comunicação está literalmente na
palma das mãos, e com ela vem um fluxo infinito de informações, que cresce a
ponto de causar o fenômeno da “infodemia” — um excesso de informações que se
espalha rapidamente pela internet sobre um assunto específico.
Nesse
oceano de conteúdo, muitas informações ficam sem checagem e, pior, sem
compromisso com a veracidade. Prova disso são as fake news, que se espalham com
uma facilidade assustadora. E, por mais que qualquer um possa ser “comunicador
de si”, a comunicação de qualidade continua precisando de quem entende do
assunto: profissionais e empresas especializadas, cuja missão é manter o rigor
na apuração dos fatos. Em outras palavras, o jornalismo profissional nunca foi
tão essencial.
O jornalismo que respeita preceitos básicos,
apuração cuidadosa, critérios de noticiabilidade, textos objetivos e recursos
visuais criteriosos, é a base para a credibilidade. Não importa o meio, seja
rádio, TV, ou as plataformas digitais; todos se beneficiam do rigor e da
seriedade que só um trabalho jornalístico oferece.
Para as empresas, o cenário é claro: no mar de
informações onde todos tentam chamar atenção, é o trabalho profissional da
assessoria de imprensa que faz com que uma marca seja realmente ouvida e
reconhecida. Valorizada. A assessoria de imprensa cria pontes entre
empresas/personalidades e os veículos de comunicação, garantindo que as
informações cheguem a audiências mais amplas e, o mais importante, com
credibilidade. E não é à toa que as informações veiculadas por meios
jornalísticos têm um impacto muito maior do que uma publicação comum nas redes
sociais da empresa ou até que uma campanha publicitária.
Ao oferecer aos veículos materiais precisos,
sugestões de pauta e releases bem apurados, a assessoria de imprensa leva a
história da empresa ao público com seriedade e confiabilidade. Além disso,
indicar líderes e porta-vozes bem preparados contribui para entrevistas que
enriquecem a narrativa com autoridade.
Assim, a assessoria de imprensa se apresenta como
um investimento estratégico crucial para empresas que buscam se destacar,
aumentar sua visibilidade e construir uma reputação sólida. Contar com esse
serviço se torna um diferencial competitivo cada vez mais relevante,
especialmente no Brasil, onde a demanda por esse tipo de serviço cresce
continuamente. Segundo a Associação Brasileira das Agências de
Comunicação, essa é a atividade mais solicitada (75%) nas agências em
crescimento no país (52,8%).
A responsabilidade pela saúde em Rondônia
No centro do debate aberto nas últimas semanas, estão a saúde da população e a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Em lados opostos, se c
Programa nuclear brasileiro: “pau que nasce torto, morre torto”!
Diante do momento atual – em que se discute a retomada da construção de Angra 3 (paralisada há quase 40 anos), abrindo a porteira para um amplo prog
O que a Inteligência Artificial pode nos ensinar sobre gentileza
Recentemente, li em um artigo que Sam Altman, CEO da OpenAI, a empresa que desenvolveu o ChatGPT, informou que ser educado com chatbots gera respost
Crédito internacional: estratégia fundamental para a expansão global das empresas brasileiras
Nos últimos anos, várias empresas brasileiras passaram a utilizar o crédito internacional como uma ferramenta crucial para financiar suas expansões