Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Menos procrastinação, mais sucesso


Juliana Brito, empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+ - Gente de Opinião
Juliana Brito, empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois. No dicionário, procrastinar é adiar, enrolar, “empurrar” com a barriga. Basicamente, é deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. 

Geralmente, isso acontece mais com as coisas que a gente não curte muito. Afinal, ninguém enrola para ver Netflix ou jogar vídeo game. Num mundo ideal, seria reservar só uns 30% do dia para aquelas tarefas menos queridas. Os outros 70% deveriam ser dedicados às atividades que te deixam feliz. 

"Ah, Juliana, mas eu tenho mais de 30%". Então, está na hora de repensar algumas coisas na sua vida! Troca de trabalho, de namorado(a), ou criar novos hábitos. Muda! Porque, sinceramente, seguir por um caminho errado só vai te atrapalhar. 

Agora, considerando que você está dentro desses 30%, como evitar procrastinar e tornar essas tarefas mais suaves? Uma dica é inserir nelas algo que você goste ou que agregue valor ao seu tempo. Que tal ouvir um podcast enquanto faz faxina ou malha? 

Se você detesta responder e-mails, como eu, que tal chamar um amigo para uma visita enquanto você encara a caixa de entrada? Ou até usar um pouco de Inteligência Artificial para agilizar isso com respostas padrões. Não gosta de malhar? Tente achar outra atividade física que você goste, como, por exemplo, dança, artes marciais, crossfit, vôlei. Enfim, a ideia é encontrar maneiras de tornar essas atividades menos chatas. 

Outro truque é mudar a forma como você encara essas tarefas. Ao invés de ficar pensando em como será tedioso ir à academia ou arrumar a casa, procure fazer um exercício de visualização, onde você está feliz na droga da academia, levantando peso. Eu sei que é difícil, mas funciona! 

Se mesmo assim você não conseguir imaginar alegria nessas atividades, simplesmente desligue a mente e viva o presente. Quando você perceber, já terá terminado o que precisava fazer. 

Outra dica é tentar eliminar as tarefas indesejadas logo de manhã. Nesse horário, estamos mais focados e determinados, sem nenhum problema para nos distrair. Eu, por exemplo, adoro acordar cedo, porque é um momento tranquilo, sem mensagens para me distrair. Tento resolver logo de manhã o que não gosto, e o resto do dia fica livre para as coisas que amo e são bem mais fáceis. 

Lembre-se, as pessoas não procrastinam quando lidam com o que gostam. Se você está procrastinando muito ou não tendo prazer em nada, talvez seja hora de considerar uma terapia. Portanto, busque o agora, veja o lado positivo de cada atividade e se torne mais produtivo para a sua carreira e para sua saúde física e emocional. 

(*) Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da  GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Revisão da vida toda: o que se espera do julgamento no STF, agendado para o dia 28/02/2024, do malfadado Embargos de Declaração do INSS?

Revisão da vida toda: o que se espera do julgamento no STF, agendado para o dia 28/02/2024, do malfadado Embargos de Declaração do INSS?

RESUMO O INSS, representado pela Advocacia-Geral da União, opôs Embargos de Declaração sobre a legalidade do Acórdão lavrado pelo STF. As alegações

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia. Isso é sentir EMPATIA, palavra q

Dicas Básicas para Acertar na Decoração de Ambientes

Dicas Básicas para Acertar na Decoração de Ambientes

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa desafiadora para muitos de nós. Com tantas opções de móveis, cores, texturas e estilos disponíveis, pode ser

A extinção do ICMS e o que fazer com o saldo credor do imposto

A extinção do ICMS e o que fazer com o saldo credor do imposto

Na área fiscal, em termos de ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, os termos Saldo Credor e Crédito Acumulado costumam ser util

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)