Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de junho de 2019
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Marketing pessoal: por que todo advogado deve conhecer?


Marketing pessoal: por que todo advogado deve conhecer? - Gente de Opinião

A falta do marketing pessoal adequado pode impedir um advogado de ir mais longe na carreira. Entenda a importância dessa prática e como fazer.

O marketing pessoal é ferramenta estratégica para todo profissional que deseja se projetar e crescer no mercado. Basicamente, trata-se de construir uma marca pessoal e divulgá-la por meio de ações práticas, que resultarão em reconhecimento e oportunidades. No segmento do Direito, advogados devem se preocupar em definir identidades próprias que os destaquem, seja numa carreira autônoma ou de funcionário de empresa pública ou privada.

O marketing pessoal oferece ferramentas muito eficazes e viáveis para se posicionar e ganhar relevância na área. Como na era digital a visibilidade e o relacionamento se tornaram requisitos básicos do contexto social, até mesmo os advogados menos ambiciosos devem conhecer e utilizar esses recursos.

Estratégias de marketing pessoal

Desenvolver um branding

Para fazer o marketing pessoal, antes, é necessário desenvolver uma marca, o branding, que norteará estrategicamente todas as ações práticas. O advogado deve definir qual perfil quer construir e vender acerca de si mesmo, e o que deseja alcançar com ele, para que essa identidade profissional seja desdobrada posteriormente.

Ser autêntico

Um ponto crucial na definição de uma estratégia de marketing pessoal é ser autêntico e verdadeiro, e nunca recorrer a uma imagem falsa para se promover. Pelo contrário, a autenticidade é um dos elementos mais positivos numa marca que deseja estabelecer relações sólidas com clientes e parceiros. Destacar o que o advogado tem de único, de próprio, de diferencial, em vez de construir uma ideia genérica de bom profissional é sempre o melhor caminho.

Conhecer o seu público

Como em qualquer negócio ou atividade de mercado, a marca que um profissional constrói por meio do marketing pessoal deve fazer sentido em relação aos clientes que ele atende ou com os quais se ambiciona trabalhar. Se houver incompatibilidade com o público, dificilmente os resultados esperados se concretizarão.

Por isso, é importante reunir e analisar os dados dos clientes como subsídio na estruturação da marca e da estratégia de marketing. Quem trabalha com uma ferramenta como o software jurídico, está um passo à frente, já que as informações de todo o histórico dos clientes atendidos ficam reunidas e organizadas detalhadamente em um mesmo sistema. Assim, fica fácil acessá-las e observá-las para traçar um perfil de público atualizado, no qual se pretende atingir.

Essas são apenas algumas maneiras de aplicar o marketing pessoal: participar de eventos para advogados para estar sempre atualizado, dispor de material - como um cartão de visita - para realizar um bom networking a qualquer momento; ter perfis nas redes sociais e blog atualizado com conteúdos que reforcem a imagem e sejam do interesse do público-alvo. O segredo é que essas ações façam parte da rotina e do comportamento do advogado.

Desenvolver maneiras de construir e comunicar a imagem desejada para si deve ser uma prioridade para qualquer profissional. Nesse sentido, uma estratégia de marketing pessoal não é apenas um detalhe e pode ser o degrau necessário para que o advogado não somente avance, mas sobreviva na carreira.

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