Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Reflexões Cirúrgicas (4)


Reflexões Cirúrgicas (4) - Gente de Opinião

O cirurgião é um ser que nasce fadado a fazer o bem através de seu ofício; se não o fizer como deve, não será um cirurgião de verdade.

 

***

 

A curva de aprendizado do cirurgião é continuada, só termina se deixar de exercer sua profissão.

 

***

 

Na vida de um cirurgião, noites insones e preocupações não são exceções.


***

 

Quando operei meus pai, mãe, esposa, filho e irmão, amainei meu emocional e deixei aflorar a minha porção cirurgião.

 

      ***

 

Se a dor física é abstrata, imagine a da alma.

 

***

 

Não destile seu desagrado com os planos de saúde em seus associados, que nada têm a ver com as dificuldades financeiras do seu plano de saúde.

 

***

 

Os cadáveres no IML revelam na morte as perguntas dos vivos.

 

***

 

Quanto maior a confiança do paciente no cirurgião, melhores serão os resultados das cirurgias por eles feitas.


***


O cirurgião se perpetua através do ensino cirúrgico aos mais jovens, mas também na gratidão daqueles que curou.

 

***

 

Ao despertar, me encho de felicidade por saber que outros dependem de minha ciência e arte para continuarem sua existência.


 ***


 Só abrace a cirurgia se for vocacionado, jamais por ganho financeiro.


***


 Após tantos anos de labuta, sinto-me muito feliz e, cada vez mais, entusiasmado com a cirurgia.


 ***


O ganho material deve ser consequência da ciência/arte, dedicação e do amor devotados aos pacientes, jamais sua razão maior para assisti-los.


 ***

 

A soberba do jovem cirurgião jamais ofuscará a experiência dos antigos.

 

 

* Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, Residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ de 1981 a 1983, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Cirurgião-Chefe do Complexo Hospitalar Central, Pós- graduado em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo IRCAD/UNICETREX e Membro da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônica de uma nulidade anunciada

Crônica de uma nulidade anunciada

O processo penal brasileiro não é estranho a operações grandiosas, superjuízes, desequilíbrio entre partes e nulidades. Já vimos esse filme antes. C

Homilias enfadonhas e sonolentas

Homilias enfadonhas e sonolentas

Julgam alguns sacerdotes, que homilias prolongadas, recheadas de preciosa erudição, em estilo obscuro, fascinam mormente com crentes de elevada cult

O Corão e os Discípulos de Jesus

O Corão e os Discípulos de Jesus

Sempre considerei absurdo contendas entre muçulmanos e cristãos. São execráveis. Ambos são crentes do mesmo Deus, e o Corão tem imensas afinidades c

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Em 1956, quando Juscelino Kubitschek resolveu erguer Brasília, realizou uma cerimônia  no local onde hoje está o Memorial dos Povos Indígenas. Com u

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)