Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Aprecia-se o que não se conhece


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Disse bem Jardiel Poncela, quando disse: “De lejos, todo parece más pequeno, a excepción del hombre inteligente, que de lejos parece mayor."

Disse bem, porque o sábio, o intelectual, é sempre mais admirado, se vive afastado, apartado no gabinete de trabalho.

A familiaridade, a intimidade, minimiza-os, quer seja – cientista, professor, artista ou escritor.

Aprecia-se o que não se conhece.

Raras vezes os familiares dão-lhes o devido valor. Para os filhos e para o conjugue, é quase sempre um excêntrico, " maluquinho", que usa o mesmo alojamento e os mesmos utensílios domésticos.

Por vaidade, orgulham-se de lhes correr nas veias o mesmo sangue, mas só por vaidade!...

Jesus não foi capaz de realizar milagres na Sua terra, porque sabiam de quem era filho, e conheciam-No desde a adolescência – Mt.13:55; Mc6:3

Poucos conheciam Guerra Junqueiro, quando a RTP foi a Freixo de Espada à Cinta. O repórter desceu à rua, e perguntou se sabiam quem era Junqueiro.

Uns sabiam que fora o dono da Quinta da Batoca. Velhinho, que o conhecera, disse – “que era baixinho, de enormes barbas, quase sempre trajado modestamente: Como pobre!..." Mas poucos o conheciam como poeta e escritor.

Já Jesus lembrava: " Não há profeta admirado na sua terra." - Mt13:57

Velhinha risonha, que fora criada de Alexandre Herculano, dizia muito divertida ao ser-lhe perguntado se conhecera o escritor. " Conheci, conheci, era um grande preguiçoso!..."

"Preguiçoso", admirado por Pedro II do Brasil, que prezava de o ter como amigo, chegando a almoçar em Vale de Lobos.

Por se dar muito valor ao que está longe, é que licenciados procuraram doutorar-se fora do seu país. O vulgo, admira e acredita mais, o que se obtêm no estrangeiro.

A rainha do Sabá não foi ouvir Salomão? Todavia os judeus tinham no seu seio quem foi maior que Salomão – Jesus. Mas não acreditaram Nele, porque era um deles – Lc11:31

Não escreveu Erasmo: " Duas coisas, sinto-o, se me tornam verdadeiramente necessárias: em primeiro lugar ir à Itália, para dar à minha cienciazinha a autoridade desta ilustre estadia; depois, obter o grau de doutor: ambas as coisas são igualmente absurdas: ninguém muda de espírito por atravessar o oceano, como diz Horácio, e não regressarei com mais sabedoria, nem como um cabelo. Mas os tempos são assim; ninguém, mesmo as pessoas mais sensatas, acredita no nosso mérito se não vos pode chamar Mestre?”

E o velho adágio, não diz: Que o pão da tia é sempre melhor do que o da mãe?

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se ainda não tem, compre um

Se ainda não tem, compre um

Acabo de sair de capela onde repousa senhora, que o povo canonizou. Venho entristecido e meditabundo: lá encontrei: muita cera; pagelas; terços; med

Os velhos serão trapos?

Os velhos serão trapos?

É de todos conhecido o envelhecimento da população. As razões são várias: mas, a principal – a meu ver, – é a emigração constante de jovens, em idad

Onde foi que erramos?

Onde foi que erramos?

Fazendo um mea culpa, ao abraçarmos nos anos 70 o "modernismo" ianque do " o importante é faturar" e ao legamos a educação aos meros interesses come

Se ainda não tem, compre um

Se ainda não tem, compre um

Acabo de sair de capela onde repousa senhora, que o povo canonizou. Venho entristecido e meditabundo: lá encontrei: muita cera; pagelas; terços; med

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)