Segunda-feira, 24 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Contratações na construção civil crescem em 2024: quais as melhores áreas para trabalhar?


Wanderson Leite - Gente de Opinião
Wanderson Leite

Após anos de instabilidade, a construção civil vem demonstrando uma recuperação otimista no país em termos de crescimento e contratações. Em dados recentes divulgados pelo Caged, foi constatado que o setor gerou mais de 100 mil novos empregos apenas nos primeiros três meses de 2024, o que evidencia uma imensa oportunidade a ser explorada pelos profissionais e pelo mercado como um todo, com diversas áreas a serem investidas perante um movimento constante da economia brasileira.

Foram vários os fatores que contribuíram com a estabilidade necessária para essa retomada do setor, tais como a mudança na gestão do governo; redução de juros; anúncio de programas benéficos à população, como o Minha Casa Minha Vida e, claro, um verdadeiro primeiro ano favorável pós-pandemia, com uma maior estabilidade perante a possibilidade de retomada do ritmo de construções no país e a consequente maior abertura de vagas.

Ainda segundo o Caged, houve uma alta de 16,85% na geração de empregos de carteira assinada no território em relação aos mesmos meses de 2023. Porém, não podemos nos limitar a essa modalidade, sem deixar de mencionar outra opção que também apresentou uma melhora significativa neste período: a das contratações informais – as quais, muitas vezes, apresentam maiores oportunidades do que as outras.

Na prática, isso acontece pois a grande maioria destes empregos informais é destinado a obras residenciais e particulares, as quais, inevitavelmente, são maiores, em volume, do que as de infraestrutura comandas pelas construtoras. Segundo uma pesquisa realizada pela Casa do Construtor em parceria com a AGP Pesquisas, 63% das pessoas realizaram algum tipo de obra em suas casas durante a pandemia, indo desde pequenos reparos, a intervenções estéticas.

É claro que, em um contexto ideal, as contratações CLT trazem muitas vantagens e oportunidades aos profissionais. No entanto, estes empregos informais também são extremamente importantes para a movimentação econômica do país e dos próprios trabalhadores, o que faz com que também mereçam o devido destaque e fomento diante de um cenário mais propício para este desenvolvimento.

O crescimento da quantidade destas obras particulares é um sinal muito positivo de melhora das condições financeiras da população, cujas oportunidades precisam ser acompanhadas perante o maior incentivo possível ao ingresso neste setor. Com a atual crise que estamos presenciando no Rio Grande do Sul, como exemplo, essa necessidade será ainda maior em prol da reconstrução do estado e, certamente, irá demandar uma força tarefa enorme de profissionais de todo o país para, no momento certo, iniciar este processo de forma rápida e assertiva.

Existem diversas maneiras de encontrar essas oportunidades, indo desde entrar em contato com as construtoras diretamente em seus sites, até utilizar as redes sociais profissionais para estreitar este relacionamento e se colocar à disposição. Essa prospecção mais ativa é uma ação inteligente para compartilhar o currículo com estes responsáveis perante a abertura de vagas nas quais possam trabalhar.

Isso vale tanto para o modelo formal quanto informal, afinal, o que vale é se colocar à disposição, mostrando sua experiência, habilidades e força de vontade para ingressar no ramo. Estamos em um cenário completamente favorável para o crescimento da construção civil, com vagas constantes sendo abertas que podem ser aproveitadas por quem estiver antenado a esse movimento.

Wanderson Leite é fundador do EuConstruindo.com, IA especializada em orçamentos para construção civil; e da Prospecta Obras, empresa de análise de dados especializada em mapeamento de obras.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz. Até a m

Como as comparações me fizeram prisioneira da Síndrome do Impostor

Como as comparações me fizeram prisioneira da Síndrome do Impostor

Comecei a perceber que algo não estava certo na minha vida quando, mesmo sendo bem-sucedida, me sentia constantemente inferior. Por mais que recebes

Contratos de concessão de energia elétrica e as novas regras

Contratos de concessão de energia elétrica e as novas regras

A partir de 2025, começa a findar a vigência, estipulada em 30 anos, dos contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de energia elé

Os créditos do Ativo Imobilizado no IBS e na CBS

Os créditos do Ativo Imobilizado no IBS e na CBS

Pelo constante no PLP 68/24, os lançamentos dos créditos das compras do Ativo  Imobilizado pela empresa, deixarão de serem feitos pelo contribuinte,

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)