Sexta-feira, 15 de setembro de 2023 - 14h30

Arte de identificar e
atender necessidades, a publicidade é capaz de ofertar aquilo que as pessoas
desejam ou que ainda nem sabem que desejam, marcando onde, quando e a quantidade
desejada. O marketing pode atingir os consumidores de uma forma inconsciente,
com informações que, em algum tempo, são processadas, analisadas e acabam por
tornar possível que os indivíduos façam um julgamento daquela comunicação para
a consciência – consciência, aqui, pode ser entendida como um loop de dados que
são formados por meio de leituras, conhecimentos, vivências e experiências.
Cada vez mais, vemos
pessoas com problemas de saúde mental (burnout, ansiedade e depressão), porque
a experiência delas nesse mundo, junto da consciência, tem gerado alguns
efeitos colaterais. É como se houvesse uma sobrecarga no sistema de
armazenamento de informação. Isso tem feito com que elas busquem marcas que as
façam se sentir bem, de acordo com os valores e pilares que acreditam. Logo, a
experiência do usuário importa e muito na atualidade, fazendo com que procurem
experiências customizadas alinhadas àquilo que necessitam e almejam.
Está chegando um
momento na comunicação e no marketing em que as marcas terão que atender
pessoas que estão cada vez mais querendo entender como ter uma vida melhor. E
buscar isso, inevitavelmente, significa aprofundar em um maior nível de
consciência.
Em minha obra, “Os 7
níveis da consciência: Como usufruir do maior potencial adquirido pelo ser
humano”, listo os degraus da consciência humana de uma forma didática,
relacionando com os chakras. A partir do nível de cooperação (anahata) e
percepção (muladhara), as pessoas não são mais atingidas por campanhas que
visam pegar aqueles que estão apenas na sobrevivência ou pensando nos prazeres
mundanos, como a comida e o sexo. Então, para atingi-las, é necessário que as
marcas passem a se comunicar de novas formas, no mesmo nível de consciência em
que essas pessoas estão.
Portanto, isso cada vez
mais será valorizado no mercado... formas de comunicação efetiva, clara, com
transparência e verdade por parte das marcas para os consumidores. Quanto mais
a empresa comunicar que faz o bem das pessoas, mais ela obterá conexão. Quanto
mais as pessoas avançarem nos degraus da consciência, mais o marketing e a
comunicação terão de correr atrás para criar soluções customizadas para
dialogar com o público, seja inovando com tecnologia ou atraindo e convertendo
clientes com conteúdo relevante.

*Rodrigo Duprat é cirurgião plástico formado no Instituto
Ivo Pitanguy e realizou sua Residência de Cirurgia Geral pela Santa Casa de São
Paulo. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),
formado em medicina integrativa pela Universidade do Arizona, nos Estados
Unidos, e autor do livro “Os 7 Níveis da Consciência: como usufruir do maior
potencial adquirido pelo ser humano”, lançado recentemente pela Editora Gente.
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A linguagem não verbal para além da aula padrão
Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil
É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom
O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)