Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

A inveja é um transtorno de caráter que traz toxidade no ambiente de convivência


Uemerson Florencio - Gente de Opinião
Uemerson Florencio

Uma das posturas negativas mais letais presentes nas relações interpessoais, a inveja. Ela gera caos, transtornos diversos e fracassos para muitas vítimas. Muitos relacionamentos se perdem por conta da competitividade tóxica existente entre o casal e a base de tudo está justamente na postura invejosa de uma das partes. Quem vive bem com quem procura ser melhor que a outra pessoa o tempo todo?

A inveja é um transtorno exatamente onde medicação alguma alcança – no caráter. E, por este motivo, poderemos lembrar de muitas pessoas à nossa volta. A começar, por muitos pais narcisistas com as suas manipulações emocionais crônicas, os relacionamentos tóxicos e abusivos que nos envolvemos numa velha repetição de padrões familiares.

Quem disse que para por aí? Há outros ambientes para alcançarmos, por exemplo do: ambiente de estudo, trabalho, vizinhança e religião. Seria mesmo tão difícil identificar estas pessoas nestes ambientes? Como estas pessoas lhe deixam depois que passam pela sua vida?

Em todos os lugares, o ser humano pode ser surpreendido por pessoas com tais comportamentos – o da inveja. De imediato lhe digo, elas podem até demonstrar ser bondade para algumas pessoas, mas altamente perigosas para outras. É neste momento que lhe digo: A melhor recomendação é a distância ou o afastamento de fato.

- Já notou que ao se afastar de algumas pessoas a sua vida avançou de maneira progressiva? O afastamento é o principal escudo de defesa contra pessoas tóxicas. Quando digo afastamento inclui, desseguir ou excluir nas redes sociais, não fazer postagens das suas conquistas e não divulgar qualquer projeto antes de você concretizar. 

- Percebeu que ao sair da casa dos seus pais, a prosperidade chegou em sua vida? Você acha que prosperidade tem só a ver com dinheiro, sim, é também sobre dinheiro, mas acima de tudo, sobre a sua estabilidade emocional. Você bem, você faz o que achar melhor e se entrega o melhor. Você já viu quem está bem consigo mesmo, fazer dívidas desesperadamente?

Tem pessoas que entram em nossas vidas e temos profundas crises – as dívidas financeiras, o rompimento nas conexões com pessoas de qualidade, a queda na produtividade, a falta de atenção aos estudos, entre outros. Quem mais lhe conhece é quem mais lhe ataca, por saber onde bater ou por saber onde dói em você. Por este motivo, nem todo pai ou toda mãe tem orgulho do crescimento ou amadurecimento dos seus filhos. 

- Já observou que depois da sua separação tudo mudou, inclusive a sua relação com Deus e com os estudos? Faça uso das mesmas reflexões citadas acima sobre a família e aplique para os ex relacionamentos, acrescentando inclusive, os ex amigos. Todos tiveram acesso a um certo nível de profundidade emocional sobre você, dessa forma, sabe onde lhe atingir ou lhe prejudicar. Afaste-se!

Você estava tão presa naquela relação que não conseguia fazer uma reverência ao Pai Todo Poderoso – a Deus, nosso Pai. Estava tão sugada emocionalmente aos contatos das amizades que apenas lhe usavam, exploram e você não conseguia ter atenção para os seus estudos e a sua carreira. Como você pode se livrar deste tipo de inconveniência? Afastando-se plenamente!

 

* Uemerson Florêncio – Escritor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises. Graduando em psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditor independente: um importante parceiro

Auditor independente: um importante parceiro

Em uma visão estreita, o termo auditoria pode carregar uma conotação negativa, que remete basicamente à fiscalização ou controle sobre o que é feito

O rádio e a democracia

O rádio e a democracia

Aquele que te convence a acreditar em absurdos,também te convence a cometer atrocidades. François Marie Arouet (Voltaire)Muito se tem falado

Ser Professor é Profissão, Não é Sacerdócio e Nem Missão

Ser Professor é Profissão, Não é Sacerdócio e Nem Missão

Na véspera do Dia dos Professores, durante um evento institucional promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que reuniu diversas auto

Enem: estratégias para ter um bom desempenho e alcançar a aprovação

Enem: estratégias para ter um bom desempenho e alcançar a aprovação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem é a principal porta de entrada para o ensin

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)